Considerações sobre o conselho de classe final : prática de inclusão ou de exclusão do aluno?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Ademir Aparecido Pinhelli-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorPimentel, Marta Aparecida Pedroni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:36:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:36:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54749-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54749-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Ademir Pinhelli Mendes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objeto de estudo deste artigo é o Conselho de Classe Final e sua implicações nas taxas de aprovação e reprovação dos alunos. O objetivo da pesquisa é o de refletir sobre a influência do Conselho de Classe nos índices de aprovação/reprovação de uma escola ao final do ano letivo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa sobre as taxas de aprovação e reprovação de uma escola de ensino médio do município de Floraí, no Estado do Paraná. Após o levantamento de dados, foi realizada uma comparação com as taxas de aprovação e reprovação do Estado do Paraná. A conclusão foi a de que Conselho de Classe tem influência nas taxas de aprovação e reprovação registradas pela pesquisa, haja vista que as taxas de aprovação seriam diferentes se delas fossem excluídos os alunos aprovados pelo Conselho de Classe, o que significa que um grande número de alunos recebeu aprovação sem estar de posse do conhecimento mínimo necessário para o acompanhamento na série seguinte. Dessa forma, o Conselho de Classe configura-se como um instrumento de exclusão ao privar o ser humano do conhecimento historicamente construído pelos seus semelhantes.-
Formato: dc.format23 p. : il. color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectConselhos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Título: dc.titleConsiderações sobre o conselho de classe final : prática de inclusão ou de exclusão do aluno?-
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