
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Peixe, Blênio Cezar Severo, 1954- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral | - |
| Autor(es): dc.creator | Kotaka, Juliana Akemi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54714 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54714 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Blênio Cezar Severo Peixe | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Com o avanço tecnológico, a procura de informações por meio digital está em ascensão e os tribunais estão tendo que se adequar na forma de governança dos portais de informações. O objetivo geral desta pesquisa é mapear as informações disponibilizadas nos sites dos Tribunais Regionais do Trabalho por meio de um estudo de acesso às informações por meio do levantamento do nível das informações divulgadas nos sítios eletrônicos dos Tribunais Regionais do Trabalho na rede mundial de computadores. Quanto às tipologias de pesquisa classificam-se como descritiva, explicativa, bibliográfica, documental e tipo levantamento de informações nos sites dos tribunais. Com base na lei de acesso a informação e resoluções foram elaboradas e publicadas, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), normas regulamentando o assunto e tornando aspectos obrigatórios. Este estudo relacionou os três melhores e os dez piores tribunais classificados com critérios elaborados pelo CNJ, elencou dados que deveriam estar presentes nos seus sites, como acessibilidade a portadores de deficiências e meios de pesquisa de conteúdo e analisou o grau de dificuldade de acesso a essas informações por usuários comuns. Os resultados da pesquisa evidenciaram falhas tanto em sites de tribunais de grande porte quanto de pequeno porte, os resultados da pesquisa indicam o que poderia ser melhorado no que diz respeito ao acesso à informação. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Justiça do trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei de acesso à informação - Brasil | - |
| Título: dc.title | Disclosure nos Tribunais Regionais do Trabalho : um estudo da usabilidade do acesso às informações | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: