Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Edimara Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Edicelia Maria dos Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54679 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54679 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Edimara Gonçalves Soares | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa verificou o estado da arte na educação escolar quilombola no estado do Paraná nos períodos de 2007 a 2012, detectando seu conteúdo e especificamente as produções acadêmicas que tratam da educação escolar quilombola, e da maneira como são apresentadas na Universidade Federal do Paraná. O presente estudo é uma análise do estado da arte da educação escolar dos quilombos (lugar de descendentes de escravos negros) no estado do Paraná no período de 2007 a 2012 a fim de verificar seu conteúdo e selecionar concretamente as produções académicas que tratam da educação escolar neste contexto, do modo como são apresentadas na Universidade Federal do Paraná. Durante esta verificação foi necessário encontrar as categorias presentes nas produções e selecionar os trabalhos que falam sobre o tema de interesse: a educação escolar quilombola. Os trabalhos foram encontrados no acervo digital e biblioteca da UFPR. Neste acervo encontrou-se um número muito reduzido sobre a temática quilombola, principalmente no setor de educação o PPGE. Este fato confirma a carência em estudos que abordam as referidas CRQS. Neste trabalho também contemplamos um pouco da história dos quilombos no Brasil e no litoral do Paraná. O estado paranaense é o primeiro a promover um trabalho voltado exclusivamente ás CRQs. Este ato foi realizado pela equipe da SEED aliada a um grupo de interessados pesquisadores na temática da educação escolar quilombola. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : A presente pesquisa verificou o estado da arte na educação escolar quilombola no estado do Paraná nos períodos de 2007 a 2012, detectando seu conteúdo e especificamente as produções acadêmicas que tratam da educação escolar quilombola, e da maneira como são apresentadas na Universidade Federal do Paraná. O presente estudo é uma análise do estado da arte da educação escolar dos quilombos (lugar de descendentes de escravos negros) no estado do Paraná no período de 2007 a 2012 a fim de verificar seu conteúdo e selecionar concretamente as produções académicas que tratam da educação escolar neste contexto, do modo como são apresentadas na Universidade Federal do Paraná. Durante esta verificação foi necessário encontrar as categorias presentes nas produções e selecionar os trabalhos que falam sobre o tema de interesse: a educação escolar quilombola. Os trabalhos foram encontrados no acervo digital e biblioteca da UFPR. Neste acervo encontrou-se um número muito reduzido sobre a temática quilombola, principalmente no setor de educação o PPGE. Este fato confirma a carência em estudos que abordam as referidas CRQS. Neste trabalho também contemplamos um pouco da história dos quilombos no Brasil e no litoral do Paraná. O estado paranaense é o primeiro a promover um trabalho voltado exclusivamente ás CRQs. Este ato foi realizado pela equipe da SEED aliada a um grupo de interessados pesquisadores na temática da educação escolar quilombola. | - |
Formato: dc.format | 76 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombolas - Paraná | - |
Título: dc.title | O estado da arte da educação escolar quilombola na Universidade Federal do Paraná de 2007 a 2012 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: