Violência na escola : causa e efeito

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnaut, Michelle Souza Julio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorLéchiw, Margarete Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:56:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:56:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54659-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54659-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knaut-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O principal objetivo da pesquisa foi identificar como alunos e professores enfrentam as dificuldades causadas pela violência no ambiente da sala de aula, bem como a opinião de cada um sobre como abordar o tema dentro da escola. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa. Foi elaborado um questionário contendo três questões iguais que se distribuiu para doze professores e quinze alunos do Ensino Médio, de um colégio estadual de Ponta Grossa-PR, abordando o tema violência na escola. Observou-se no cotidiano da escola situações envolvendo alunos em atos de violência, principalmente verbal, dirigidos tanto a colegas quanto a professores, que claramente acabam trazendo prejuízos à aprendizagem, e provocam paralisações das aulas, desconcentração dos demais alunos, deixam o ambiente tumultuado e causam estresse em todos os envolvidos. Assim, acreditou-se que uma pesquisa tratando do tema, com a participação de professores e alunos poderia contribuir com ideias para futuras ações a serem trabalhadas para a solução ou amenização desses acontecimentos. Após a análise e interpretação das respostas a conclusão a que se chegou foi que os participantes compreendem a violência como um grande entrave para a realização de um ensino e aprendizagem de qualidade, as atitudes violentas atrapalham tanto os professores quanto a concentração dos demais alunos presentes em sala de aula. Além disso, a pesquisa foi muito proveitosa porque os dois grupos deram inúmeras sugestões de como se abordar o tema, que certamente serão úteis na elaboração de projetos a serem trabalhados pela escola. Autores como Pacheco e Cunha (2008), Njaine e Minayo (2003), Vale e Salles (2008), Witter (2010) entre outros contribuíram para o embasamento teórico da pesquisa-
Formato: dc.format22 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleViolência na escola : causa e efeito-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.