A importância do coordenador pedagógico nas instituições da rede pública de ensino

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Autor(es): dc.contributorCeccatto, Andréa de Paula, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorCavasin, Marciane de Oliveira Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:42:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:42:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54657-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54657-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof. Andréa de Paula Ceccatto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem por finalidade reafirmar e caracterizar a função específica do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar, bem como sua importância na mediação e sistematização do trabalho pedagógico. Partindo da problemática que o envolve, quando este encontrasse fragilizado devido ao acúmulo de tarefas que lhe são atribuídas na escola. O trabalho encaminhou-se com base na historicidade da formação deste profissional, embasando-se nos aspectos qualitativos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Gestão Democrática. Buscando embasamento às questões levantadas, foram utilizadas experiências vivenciadas como Coordenadora Pedagógica em Instituições da Rede Pública de Ensino, bem como pesquisa bibliográfica envolvendo a temática proposta. No decorrer dos estudos foi possível afirmar tais enfrentamentos, o Coordenador pedagógico sente-se abalado diante de sua prática, ficando impedido de realizar o trabalho enquanto mediador da aprendizagem, devido a situações imediatistas que ocorrem no dia a dia escolar, tornou-se um sujeito multifuncional, necessitando desempenhar diferentes tarefas, sejam elas de sua incumbência ou não. Refletindo sobre os resultados obtidos e diante dos aspectos históricos acerca deste profissional, se propõe estudos contínuos, planejamento e construção coletiva, onde o processo de ensino e aprendizagem seja prioridade, e que teoria e prática articulem-se desenvolvendo a reflexão e a criticidade, identificando a partir daí sua importância na organização e efetivação do trabalho pedagógico de forma significativa aos envolvidos.-
Formato: dc.format16 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Título: dc.titleA importância do coordenador pedagógico nas instituições da rede pública de ensino-
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