
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Salles, Liliane Schenfelder | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Pires, Márcia Kachinski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:24:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:24:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54656 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54656 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo deste artigo foi refletir sobre o uso do lúdico nas salas de recursos, sendo de fundamental importância, não devendo ser negligenciado às crianças com necessidades educacionais especiais, pois acredita-se na sua eficácia quando desempenhado na função de entreter e instruir. Compreende-se que brincando com jogos as crianças elaboram raciocínio lógico e melhoram sua comunicação, desta forma estão se socializando e aprendendo de forma significativa. A aprendizagem da criança com necessidades educacionais especiais é um desafio para a escola, que deve se empenhar no sentido de trazer e oportunizar jogos educativos incentivando assim para um aprendizado mais significativo que desenvolva habilidades essenciais para o desenvolvimento do processo educacional. O resultado parcial do trabalho foi mostrar a interferência das atividades lúdicas no processo ensinoaprendizagem da criança, e com isso permitir-lhe aprender, interpretar, exercitar conceitos e relações em construção, além de tornar a aprendizagem mais dinâmica, participativa, prazerosa e coletiva. | - |
| Formato: dc.format | 23 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Título: dc.title | O lúdico para uma aprendizagem inclusiva | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: