Futebol como uma ideia de negócio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPécora Junior, José Eduardo, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios-
Autor(es): dc.creatorGomes, Carlos Guilherme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:33:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:33:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54645-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54645-
Descrição: dc.descriptionOrientador : José Eduardo Pécora Junior-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Considerando o futebol ao redor do mundo, o Brasil tem um enorme potencial para que seus clubes sejam referência no esporte, contudo, a falta de investimentos, historicamente, a desorganização dos clubes e o nível de endividamento levaram o futebol no país a um nível muito abaixo de grandes centros do esporte mundial. O presente artigo tem como objetivo comparar a gestão de clubes nacionais e internacionais a fim identificar aspectos das gestões internacionais que possam ser utilizados para a profissionalização da gestão desses clubes no Brasil, a fim de profissionalizar o setor. A partir de uma abordagem empírico-analítica e de caráter bibliográfico, esta pesquisa apresenta a trajetória do time alemão Borussia Dortmund e do brasileiro Chapecoense, que, com a modernização do esporte, souberam utilizar a gestão profissional para transformar o clube de futebol em uma empresa, capaz de gerir habilidades dentro e fora do campo, tornando o esporte rentável. Assim, a fim de que se aprimore o futebol brasileiro em geral, é preciso que os clubes tenham a consciência de se profissionalizar, contratando empresas de gestão financeira, empresas de auditorias e profissionais para todas as áreas do clube, bem como são necessárias melhores políticas de gestão e fiscalização do esporte no Brasil.-
Formato: dc.format27 p. : il.; grafs.; tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectNegócios-
Título: dc.titleFutebol como uma ideia de negócio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.