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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gontarski, Carlos Alberto Ubirajara, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Erbe, Margarete Casagrande Lass, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial | - |
Autor(es): dc.creator | Staniszewski, Maria Aparecida Gadens | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:14:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:14:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54644 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54644 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Carlos Alberto Ubirajara Gontarski | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora : Profª. Dra. Margarete Casagrande Lass Erbe | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação Meio Ambiente Urbano e Industrial. Defesa : Curitiba, 30/11/2017 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Para a construção de uma sociedade com atitudes sustentáveis é fundamental a reflexão crítica e participativa da população. Fato é que, tanto para o conhecimento, assim como para o desenvolvimento do hábito e da cidadania, é necessário que a educação ambiental esteja inserida no ambiente escolar e a melhor forma é utilizando a realidade em que os estudantes estão inseridos. Neste contexto, buscou-se uma problemática ambiental do município de União da Vitória/PR. O problema, levantado junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, estava relacionado ao manejo dos resíduos domiciliares. Tal problemática também foi confirmada no ambiente escolar por meio por meio de um diagnóstico do atual gerenciamento dos resíduos sólidos gerados em uma das escolas municipais. Com base no diagnóstico, foram apresentadas propostas de melhoria para o gerenciamento dos resíduos da escola, e então, desenvolvida uma atividade com o propósito de fornecer informações para a segregação e destinação final adequada dos resíduos, ao mesmo tempo que buscou-se promover a sensibilização ambiental. A pesquisa foi realizada com educandos do 5°ano de oito escolas públicas municipais, sendo que as informações foram transmitidas mediante duas ferramentas didáticas e mesmo conteúdo sobre a temática, a fim de comparar a eficácia de cada uma. Em quatro das oito escolas foi realizada uma palestra expositiva nos meses de maio e junho de 2017 e nas demais, um jogo educativo no mês de outubro de 2017. A fim de analisar o processo ambiental educativo entre o período de aplicação das ferramentas, na escola em que foi feito o diagnóstico do gerenciamento dos resíduos, foram aplicadas as duas ferramentas didáticas. Na última etapa, após a aplicação de cada ferramenta didática, dentro da concepção ambiental crítica, os estudantes puderam desenvolver a práxis, o que consistiu, dentro da realidade local, em participar na confecção de um coletor seletivo para as suas salas de aula. Nas escolas em que teve o jogo como ferramenta didática, a captação das informações sobre como separar os resíduos por parte dos estudantes mostrou-se mais significativa. Este estudo permitiu observar que a educação ambiental deve ser desenvolvida de forma contínua e permanente no ambiente escolar e que a contextualização utilizando a problemática local auxilia o processo da sensibilização. O jogo se mostrou uma ótima ferramenta para realizar um diagnóstico ambiental escolar. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : For the construction of a society with sustainable attitudes, the critical and participatory reflection of the population is fundamental. It is a fact that, both for knowledge and for the development of habit and citizenship, it is necessary that environmental education be inserted in the school environment and the best way is to use the reality in which students are inserted. In this context, an environmental problem was sought in the municipality of União da Vitória / PR. The problem, raised with the Municipal Department of Environment, was related to the management of household waste. This problem was also confirmed in the school environment by means of a diagnosis of the current management of solid waste generated in one of the municipal schools. Based on the diagnosis, proposals were presented for improving the management of school waste, and then, an activity was developed with the purpose of providing information for the segregation and adequate final disposal of waste, while at the same time seeking to promote awareness environmental. The research was carried out with students from the 5th year of eight municipal public schools, and the information was transmitted through two didactic tools and even content on the subject, in order to compare the effectiveness of each one. In four of the eight schools, an expositive lecture was held in May and June of 2017 and in the others an educational game in October 2017. In order to analyze the educational environmental process between the period of application of the tools in the school in which the diagnosis of waste management was made, the two didactic tools were applied. In the last stage, after the application of each didactic tool, within the critical environmental conception, students were able to develop praxis, which consisted, within the local reality, of participating in the making of a selective collector for their classrooms. In the schools where the game was played as a didactic tool, the collection of information about how to separate the waste from the students was more significant. This study allowed to observe that environmental education must be developed in a continuous and permanent way in the school environment and that the contextualization using the local problem helps the process of awareness. The game proved to be a great tool for conducting a school environmental diagnosis. creativity of the school community to solve problems and the interest of the parents to carry out the project. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
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Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Urbano e Regional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resíduos sólidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Título: dc.title | Proposta de ações para a sensibilização ambiental em escolas públicas do ensino fundamental do município de União Vitória / PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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