Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Favarim, Ligiane Corso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:16:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:16:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54618 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54618 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof. Andrea de Paula Ceccatto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A gestão participativa se caracteriza como uma maneira de envolvimento da comunidade no processo decisório de uma organização. Sendo assim, esse processo conta com a participação cidadã, envolvendo os membros na resolução de problemas, na formulação de metas, na tomada de decisões e na organização do estabelecimento. Procura-se garantir que as pessoas estão sendo atendidas de maneira adequada, visando o bem estar social. Na escola, esse processo envolve funcionários, alunos, pais e qualquer outro membro da comunidade que queira contribuir como desenvolvimento da instituição e com a melhoria do processo pedagógico. Este artigo trata-se de uma pesquisa realizada com membros da Associação de Pais, Mestres e funcionários (APMF) de uma escola municipal da cidade de Pato Branco - PR, tendo como objetivo verificar como esses sujeitos participam na execução do trabalho pertinente a APMF. Faz-se também abordagem de conceitos da gestão participativa, situando o papel do gestor e da comunidade envolvida. Busca-se compreender e relacionar os princípios da gestão participativa com o funcionamento da APMF nas escolas de ensino fundamental I. Nos resultados e discussão efetua-se uma abordagem de como os membros da APMF desempenham seu papel como mediadores do processo democrático e se propiciam a real participação dos envolvidos. | - |
Formato: dc.format | 13 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Título: dc.title | Gestão participativa : conceitos e o funcionamento da APMF em um escola municipal de Pato Branco - PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: