Gestão participativa : conceitos e o funcionamento da APMF em um escola municipal de Pato Branco - PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCeccatto, Andréa de Paula, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorFavarim, Ligiane Corso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:16:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:16:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54618-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54618-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof. Andrea de Paula Ceccatto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A gestão participativa se caracteriza como uma maneira de envolvimento da comunidade no processo decisório de uma organização. Sendo assim, esse processo conta com a participação cidadã, envolvendo os membros na resolução de problemas, na formulação de metas, na tomada de decisões e na organização do estabelecimento. Procura-se garantir que as pessoas estão sendo atendidas de maneira adequada, visando o bem estar social. Na escola, esse processo envolve funcionários, alunos, pais e qualquer outro membro da comunidade que queira contribuir como desenvolvimento da instituição e com a melhoria do processo pedagógico. Este artigo trata-se de uma pesquisa realizada com membros da Associação de Pais, Mestres e funcionários (APMF) de uma escola municipal da cidade de Pato Branco - PR, tendo como objetivo verificar como esses sujeitos participam na execução do trabalho pertinente a APMF. Faz-se também abordagem de conceitos da gestão participativa, situando o papel do gestor e da comunidade envolvida. Busca-se compreender e relacionar os princípios da gestão participativa com o funcionamento da APMF nas escolas de ensino fundamental I. Nos resultados e discussão efetua-se uma abordagem de como os membros da APMF desempenham seu papel como mediadores do processo democrático e se propiciam a real participação dos envolvidos.-
Formato: dc.format13 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Título: dc.titleGestão participativa : conceitos e o funcionamento da APMF em um escola municipal de Pato Branco - PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.