
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marafon, Danielle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Leandro Machado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54615 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54615 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Danielle Marafon | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A leitura é uma ferramenta fundamental de perpetuação da transmissão dos conhecimentos e reflexões feitos por outros homens ao longo dos séculos, e deve ser uma ferramenta constante utilizada pelos professores, como forma de atualizarem ou reverem suas práticas pedagógicas. Há vários tipos de leitura, conforme as apresentadas neste trabalho: elementar, averiguativa, analítica, sintópica (ou comparativa), sendo esta última considerada o nível mais avançado de amadurecimento com relação a leitura. Sendo assim, este trabalho buscou mostrar a relevância da leitura sintópica na vida dos educadores, sendo o trabalho dividido em vários momentos. O primeiro busca identificar os níveis de leitura existentes, logo após, elenca-se a importância da leitura comparativa para a criação de tendências pedagógicas, como a criação da tendência histórico-critica, feita pelo autor Saviani. Em seguida, buscou-se a leitura sintópica nas discussões com relação aos melhores métodos de alfabetização. Na sequência, as comparações e correlações que podem ser feitas através da leitura de clássicos da literatura mundial como fator de reconhecimento da natureza humana. Ao final realizou-se uma pesquisa, averiguando-se que em meio aos professores do município de Paranavaí existem aqueles que realizam leitura sintópica, porém eles são minorias, o que nos leva a concluir que se esse tipo de leitura fosse realizada com maior frequência e adesão, com certeza, obteríamos outros resultados. A intenção do trabalho não foi elencar culpados pela ausência da leitura sintopica, nem rotular os professores, mas verificar que há uma deficiência na leitura, que pode ser oriunda até mesmo da formação. | - |
| Formato: dc.format | 22 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Título: dc.title | A leitura sintópica (ou comparativa) na prática pedagógica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: