As condições de vida dos alunos do ensino médio das escolas de campo de Contenda e sua relação com a aprendizagem e o desempenho escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Clarice Martins de Souza-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorFiatkoski, João Gilmar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:50:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:50:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54610-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Mª Clarice Martins de Souza Batista-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O acesso à escola e a garantia de uma educação de qualidade são assegurados por lei. Porém, a educação não pode estar desvinculada da realidade do indivíduo. Assim, as escolas de campo e a educação ofertada aos alunos que residem no meio rural passaram a ser analisados de forma a garantir a melhoria do ensino, assegurando uma formação de qualidade a população campesina, excluída durante muito tempo dos bancos escolares. Ao se avaliar as condições de vida dos alunos do ensino médio dos colégios de campo de Contenda, busca-se por meio de uma pesquisa de campo estruturada, com base em questionários aplicados aos alunos e docentes, conhecer as condições de vida dos alunos, suas carências e anseios, de forma a relacionar com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a fim de identificar fatores que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos e levam a diferentes resultados do desempenho escolar com base no IDEB. Observou-se que fatores como trabalho, acesso a escola e a internet, falta de estrutura das escolas, são alguns dos fatores que interferem no rendimento escolar dos alunos.-
Formato: dc.format37 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Título: dc.titleAs condições de vida dos alunos do ensino médio das escolas de campo de Contenda e sua relação com a aprendizagem e o desempenho escolar-
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