Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janice Mendes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Nery, Janete Santos Sobjeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:47:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:47:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54604 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54604 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Janice Mendes da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente projeto tem o intuito de refletir sobre a utilização da tecnologia na prática pedagógica em uma Escola da rede Estadual de ensino no Município de Jaguariaíva. No decorrer do projeto procuramos fundamentar de que as TIC’s quando inseridas no contexto educacional, são importantes dispositivos que possibilitam a formação dos sujeitos e a transformação de suas práticas nos espaços escolares. O objetivo principal, foi a realização de um levantamento através de um questionário sobre os recursos tecnológicos existentes nas escolas e como estes são usados na pratica pedagógica cotidiana, com que freqüência são utilizados e as maiores dificuldades encontradas ao utilizá-los. Assim, destacamos que estes recursos podem e vão contribuir para a aprendizagem do educando, e que, a tecnologia utilizada de forma adequada é um recurso muito apropriado para ensinar e formar cidadãos conscientes e autônomos. | - |
Formato: dc.format | 19 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Título: dc.title | O professor frente às tecnologias de informação e comunicação (TIC) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: