O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalles, Liliane Schenfelder-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorQuadros, Janeslei Pereira Vaz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:16:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:16:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54603-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54603-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª.Ma. Liliane Schenfelder Salles-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo propôs uma reflexão sobre o processo de formação continuada nos Centros Municipais de Educação Infantil, ressaltando como ocorre e quais são os limites e desafios que acabam dificultando ou impossibilitando o trabalho do coordenador pedagógico como articulador do processo de formação junto aos professores da educação infantil. Os dados foram construídos a partir de leituras bibliográficas e a aplicação de questionários com alguns coordenadores pedagógicos e professoras da educação infantil da rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa - Paraná. O estudo foi pautado principalmente nas obras bibliográficas de teóricos da educação como: Domingues (2014), Imbernóm (2010), Kramer (2010) e Nóvoa (1992). No decorrer desta pesquisa percebeu-se que os coordenadores pedagógicos desenvolvem muitos papéis, no entanto, muitas são as lacunas que perpassam o seu principal papel: o de formador de professores. Os resultados apontam que o trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica no CMEI contribui para a reflexão e a troca de experiências, assim como para o conhecimento dos professores, caracterizando dessa forma a formação como contribuinte para a melhoria do ensino-aprendizagem. O espaço/tempo de formação em serviço acontece na hora atividade dos professores, não abrangendo nesse momento o coletivo da escola, mas, pequenos grupos e individualmente, uma vez, que esse horário é combinado e organizado por grupos pequenos, para não dificultar a organização dos CMEIS, que são de tempo integral. As conclusões iniciais apontam para a formação em contexto, como uma estratégia promotora de qualificação das práticas pedagógicas na escola através do aprofundamento teórico e das relações entre teoria e prática.-
Formato: dc.format26 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Título: dc.titleO papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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