Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Adriana Teles de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorLizze, Janaina da Cruz Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:46:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:46:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54602-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Profª Ms. Adriana Teles de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pesquisa teve como objetivo investigar a concepção que professoras e professores de uma escola pública estadual do interior do Paraná têm a respeito da questão de gênero na educação, compreendendo como se dão as diferenças entre alunas e alunos em sala de aula, bem como, as causas que estas podem vir a ocorrer. Compreender a questão de gênero e suas influências no ambiente escolar se faz pertinente, uma vez que, vivemos em uma sociedade machista em que mulheres são vítimas de diversos tipos de violência, praticados e naturalizadas, por uma sociedade que é levada a compreender que esses casos são isolados ou frutos de uma má conduta do agressor. Portanto, ao investigarmos sobre a questão de gênero na escola, apontamos sobre a importância de professoras e professores compreenderem que as transformações sociais podem ser frutos de uma educação igualitária e para tanto, se faz necessário, a compreensão de como essas diferenças são perpetuadas pela escola atual, evidenciando a necessidade de que os docentes recebam formação sobre o tema. A pesquisa foi realizada com dois grupos de professoras da instituição, baseando-se nos estudos de Michel Pêcheux (1988,1997) a respeito da análise discursiva, buscando compreender as respostas de professoras a partir das pesquisas realizadas sobre as compreensões que professoras e professores apresentam da questão de gênero. Nossa hipótese era de que professoras e professores não possuem a formação necessária sobre o tema e portanto, reproduzem algumas práticas sexistas no ambiente escolar.-
Formato: dc.format24 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Título: dc.titleGênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema-
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