
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Salles, Liliane Schenfelder | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Luciane Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54601 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54601 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico enquanto mediador e organizador do trabalho do professor em sala de aula, de modo a auxiliá-lo nos desafios do processo de inclusão escolar, levantando subsídios teóricos para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais favorecendo assim o acesso e a permanência destes no sistema regular de ensino. Buscou-se por meio de uma pesquisa qualitativa, investigar as concepções e práticas de pedagogos que atuam em três colégios na rede regular de ensino estadual de Ponta Grossa e que possuem Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, utilizando como instrumento de coleta de dados, um questionário constando de seis questões, sendo cinco de múltipla escolha e uma questão aberta, o qual apontou a necessidade de superar um grande desafio na escola, que é mediação da flexibilização e/ou a adaptação curricular em conjunto com a professora de sala de recursos e os professores de sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | 18 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Título: dc.title | O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: