A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Adriana Teles de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorFeliciano, Izabel Gonçalves de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:22:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:22:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54594-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54594-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Adriana Teles de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A indisciplina é um dos grandes problemas da escola atual, por conseguinte uma das dificuldades enfrentadas pelos professores e equipe pedagógica, desafio este que nos leva a repensar a efetivação da gestão democrática em nossas escolas. O objetivo desse estudo foi investigar alguns dos fatores que contribuem para a indisciplina em sala de aula, e de que forma a equipe gestora pode promover melhorias nas relações dos envolvidos nesta situação: família, alunos, comunidade e corpo docente. Sendo que para isto baseou-se em consultas bibliográficas sobre o assunto tendo como base os autores Vasconcellos (1994; 1995; 2004) e Aquino (2003), e na análise dos dados provenientes da entrevista realizada com os sujeitos da pesquisa. Os resultados são apresentados buscando não apontar apenas um responsável pelos atos de indisciplina, mais na verdade buscar soluções, através do entrelaçamento dos interessados na resolução deste problema: o aluno desinteressado que por consequência não aprende o conteúdo, o professor frustrado ou acomodado na realização de suas tarefas e a família omissa ou presente, e este trabalho de ser o elo a entrelaçar os envolvidos de modo ajudarem-se, é da equipe gestora, e deve basear-se nos princípios da gestão democrática-
Formato: dc.format23 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Título: dc.titleA gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.