Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCeccatto, Andréa de Paula, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorTonello, Inês Roseli Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:15:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:15:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54591-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54591-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Andréa Ceccatto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O estudo a seguir busca identificar como está ocorrendo a formação dos professores que atuam junto a alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, na Educação Especial. Faz referência sobre como as pessoas com deficiência intelectual aprendem. Também menciona a importância do docente estar preparado para fazer as adequações necessárias nos conteúdos a serem estudados. Salienta as dificuldades significativas apresentadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem e a necessidade do professor reconhecer na sua prática pedagógica a condição de acesso destas pessoas ao conhecimento. Considera que a partir da compreensão sobre a formação destes docentes será possível discutir temas referentes a Modalidade de Educação Especial. Logo, a possibilidade de apontar soluções para problemas no processo educacional das pessoas que aprendem de forma diferente do padrão e com necessidade de tempo maior para acessar as informações. Esta pesquisa promove a análise de como estes profissionais estão inseridos no contexto da reflexão, e, a relevância de propor a formação continuada que atenda as dificuldades apresentadas na realidade escolar enfrentada diante dos desafios inerentes ao ensino de pessoas com graves deficiências intelectuais.-
Formato: dc.format16 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleFormação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.