O ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMocrosky, Luciane Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorTychanowicz, Simone Danielle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:33:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:33:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/54557-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54557-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Luciane Ferreira Mocrosky-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 30/08/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 206-210-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender o ensino da divisão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foram ouvidos professores atuantes nos Anos Iniciais que falaram livremente sobre suas experiências com a divisão em sala de aula. Tomou-se como referencial a abordagem fenomenológica como atitude de investigação, pois esta aproxima-se da experiência vivida, do mundo subjetivo de cada indivíduo, que pode ser conhecido quando se interroga. ?O que é isto: o ensino da divisão nos Anos Iniciais?? foi a questão orientadora da pesquisa que indicou a necessidade de outros estudos, de modo a compor compreensões interpretações acerca do fenômeno: o-ensino-da-divisão. Um desses estudos, o primeiro, voltou-se a aspectos históricos sobre modos de dividir. ?Reunindo registros? é um texto que expõe processos usados para dividir em outros tempos e contextos. O segundo, ?Diálogo com pesquisadores?, apresenta apontamentos de pesquisadores que têm em seu campo de interesse o ensino da divisão. Estes estudos dirigiram-se ao encontro das compreensões das experiências vividas em sala de aula sobre o ensino da divisão. Foram ouvidas individualmente sete professoras de uma escola da Rede Municipal de Araucária - PR, que falaram livremente a partir da pergunta: ?Pela sua experiência, como você entende o ensino da divisão?? Os depoimentos foram gravados em vídeo, transcritos e analisados usando o método fenomenológico. A primeira análise do texto transcrito foi a Ideográfica, em que foram destacadas as ideias individuais das professoras colaboradoras. Em um segundo momento, essas ideias individuais foram se convergindo para ideias mais amplas, as nucleares. A partir destas iniciou-se a análise Nomotética, que organizou o pensamento nas seguintes categorias abertas à interpretação: Complexidades do conteúdo divisão; Modos de ensinar divisão e Formação do professor. Essas categorias revelam a estrutura do fenômeno e foram interpretadas no diálogo da pesquisadora com os ditos das professoras e com autores que tratam do tema. Ao final, articulou-se uma síntese das compreensões acerca do ensino da divisão em que estão evidenciados aspectos que mais fizeram sentido à pesquisadora. Palavras-chave: Educação Matemática. Divisão. Ensino. Anos Iniciais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aims to understand the division's teaching in the Early Years of Elementary School. Then, Early Years teachers were heard and talked freely about their experiences with division teaching in the classroom. We take as reference the phenomenological approach as an investigation attitude because this approach is close to the experience and the subjective world of each one, which can be known when questioned. "What is this: the division teaching in the Early Years?" was the guiding question of the research that indicated the requirement of other studies in order to compose comprehensioninterpretations about the phenomenon: the-division's-teaching. The first study talks about the historical aspects of division modes. ?Reunindo registros? (?Gathering Records?) is a text that exposes processes used to divide in other times and contexts. The second study, ?Diálogo com pesquisadores? (?Dialogue with researchers?), presents notes from researchers interested in division's teaching. These studies are in line with the understandings of classroom experiences about division's teaching. We individually heard seven teachers from a school in the Municipal Network of Araucária Municipality, Paraná State, who spoke freely about the question: "From your experience, how do you understand the division's teaching?" The statements were filmed, transcribed and analyzed using the phenomenological method. The first analysis of the transcribed text was Ideographic, where we highlight the individual ideas of the collaborating teachers. In a second moment, these individual ideas were converging to broader ideas, the nuclear ones. From these nuclear ideas we begin Nomothetic analysis and arrive at the following categories open to interpretation: Complexities of division's content; Ways to teach division and Teacher training. These categories shows the phenomenon structure and were interpreted in the dialogue between the researcher and the statements of the teachers. The categories were also interpreted in the dialogue between the researcher and the authors who talks about the theme. At the end, we condense the understandings about the division's teaching highlighting thoughts that made us the most sense. Keywords: Mathematics Education. Division. Teaching. Early Years.-
Formato: dc.format210 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - História-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleO ensino da divisão nos anos iniciais : compreensões dialogadas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.