Questões pedagógicas da socioeducação : um estudo em meio aberto, no município de Campo Largo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Gracialino da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Autor(es): dc.creatorRiffert, Maria de Jesus Arruda da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:22:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:22:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54541-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54541-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Gracialino da Silva Dias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Edicação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho discute algumas questões pedagógicas sobre a socioeducação. Compreende-a enquanto uma práxis de natureza social e pedagógica realizada em um espaço não escolar e institucional, com adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à comunidade. A proposta que orienta o estudo é a análise da socioeducação no contexto da sociedade capitalista, um cenário de crises sociais, políticas, econômicas que interferem diretamente no modo como se organiza a vida. A concepção teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético. Propõe-se a análise dos fundamentos teóricos e práticos dessa pedagogia a partir dos documentos produzidos pelo poder público, bem como a prática através da experiência concreta no CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) no município de Campo Largo. Com esse estudo buscou-se responder aos seguintes objetivos: Averiguar as questões pedagógicas desenvolvidas pelas medidas socioeducativas; Caracterizar atuação dos profissionais nesse processo educativo no âmbito das ações socioeducativas; Esclarecer como ocorreu a municipalização da política de socioeducação. O desenvolvimento deste trabalho foi realizado com base no entendimento de que, deve haver a prevalência dos aspectos formativos sobre os punitivos.-
Formato: dc.format53 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Título: dc.titleQuestões pedagógicas da socioeducação : um estudo em meio aberto, no município de Campo Largo-
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