Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Signorelli, Marcos Claudio, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Pinho, Lucimara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:42:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:42:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54540 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54540 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcos Claudio Signorelli | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O tema que será abordado neste estudo se trata especificamente da realidade observada no Colégio Estadual Irmã Clara, localizado no município de Bituruna PR. Na realidade deste colégio situado na comunidade de Santo Antônio do Iratim área rural do município, um problema preocupante relativo à educação é o significativo aumento de evasão escolar de estudantes do ensino fundamental e médio. Através deste estudo pretendeu-se conhecer quais motivos ou fatores tem levado os alunos deste estabelecimento público de ensino a abandonarem os estudos. Foram realizadas entrevistas com profissionais da educação, profissionaisde outros órgãos públicos como Conselho Tutelar e Prefeitura Municipal e alguns estudantes da determinada escola. Espera-se que este estudo possa promover uma reflexão que forneça subsídios na proposta de ações para minimizar ou evitar a problemática em questão. As Diretrizes Operacionais para as Escolas do Campo a respeito da identidade das escolas do campo explicitam: "Não se trata de identidade circunscrita a um espaço geográfico, mas sim, vinculadas aos povos do campo, seja os que vivem no meio rural, seja os que vivem nas sedes dos 4.485 municípios rurais do país." (p.61). | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ([10 p.]) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Título: dc.title | Evasão escolar na escola do campo : um problema de todos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: