Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Vitor de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Ruaro, Leila de Fátima Longo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:54:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:54:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54539 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54539 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Vitor de Moraes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo teve como tema a Inclusão na Escola Básica Municipal Margarida Maria Alves, no Assentamento Conquista Cinco de Maio no município de Calmon – SC. O objetivo geral foi verificar como estava sendo realizado o processo de inclusão nesta escola, como objetivos específicos: analisar como era elaborado o atendimento da escola com relação aos alunos com necessidades especiais e também com dificuldades de aprendizagem; desenvolver estudo sistematizado sobre o tema Inclusão através de leituras pertinentes ao tema. A metodologia utilizada neste estudo foi de caráter qualitativo, verificando e observando em loco quais eram as formas utilizadas pela escola com relação ao atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades especiais daquela comunidade de assentamento. Conclui-se através deste estudo que o atendimento educacional aos portadores de necessidades especiais acontece, mas com dificuldades inerentes ao processo de aprendizagem. Também, pode-se afirmar que as professoras da escola desenvolvem as atividades adaptando-as de acordo com a realidade da instituição ensino local. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (12 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças autistas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças superdotadas - Educação | - |
Título: dc.title | A inclusão na Escola Básica Municipal Margarida Maria Alves em Calmon-SC : um estudo de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: