A inclusão na Escola Básica Municipal Margarida Maria Alves em Calmon-SC : um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Vitor de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorRuaro, Leila de Fátima Longo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:54:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:54:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54539-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54539-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Vitor de Moraes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo teve como tema a Inclusão na Escola Básica Municipal Margarida Maria Alves, no Assentamento Conquista Cinco de Maio no município de Calmon – SC. O objetivo geral foi verificar como estava sendo realizado o processo de inclusão nesta escola, como objetivos específicos: analisar como era elaborado o atendimento da escola com relação aos alunos com necessidades especiais e também com dificuldades de aprendizagem; desenvolver estudo sistematizado sobre o tema Inclusão através de leituras pertinentes ao tema. A metodologia utilizada neste estudo foi de caráter qualitativo, verificando e observando em loco quais eram as formas utilizadas pela escola com relação ao atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades especiais daquela comunidade de assentamento. Conclui-se através deste estudo que o atendimento educacional aos portadores de necessidades especiais acontece, mas com dificuldades inerentes ao processo de aprendizagem. Também, pode-se afirmar que as professoras da escola desenvolvem as atividades adaptando-as de acordo com a realidade da instituição ensino local.-
Formato: dc.format1 recurso online (12 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças autistas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças com deficiência - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças superdotadas - Educação-
Título: dc.titleA inclusão na Escola Básica Municipal Margarida Maria Alves em Calmon-SC : um estudo de caso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.