
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Donata Dias da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:56:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:56:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54534 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54534 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Mauricio Cesar Vitória Fagundes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Relato inicial de observações realizadas entre janeiro de 2010 a abril de 2011, em três escolas rurais, em Itararé, Itaberá e Itapeva, localizadas no Estado de São Paulo e vinte entrevistas realizadas com cooperados da COAFAI (Cooperativa de Agricultores Familiares de Itararé SP). Nesse artigo é utilizado a estratégia de questionamentos e perguntas não respondidas, com o intuito de fomentar discussões sobre a conscientização e a atuação das escolas rurais e seus profissionais em questões sociais relacionadas à educação dos povos do campo. Acompanha a formação de uma cooperativa de agricultores familiares que têm suas vidas modificadas por conseguirem que suas propriedades produzam, tendo mercado garantido e a certeza que vão receber. Aborda a questão: que a ocupação de terras mesmo quando ignorada (FERNANDES), influência na vida escolar e alerta: a escola não pode permanecer neutra em questões sociais (MARTINS). | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (15 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agricultura familiar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cooperativas agricolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agricultura - São Paulo (Estado) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
| Título: dc.title | Relato da criação da COAFAI (Cooperativa de Agricultores Familiares de Itararé SP) relacionando com a educação do campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: