A criança e o movimento : uma prática pedagógica com alunos da educação infantil no campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHoeller, Silvana Cassia, 1989--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Claudia Elena dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:15:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:15:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54532-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54532-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Silvana Cássia Hoeller-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : As escolas de Educação Infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde os educandos se sintam protegidos e acolhidos, e ao mesmo tempo seguros para se arriscar e vencer desafios. Desta forma, no presente trabalho, realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe, localizado no Distrito de Herveira - Município de Campina da Lagoa – Paraná procurou-se desenvolver algumas práticas pedagógicas que envolvam a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade dos educandos, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas voltadas para a ampliação da cultura corporal dos educandos do período Vespertino do Pré-Escolar oriundos do campo que participaram na elaboração desse trabalho, sobre a prática pedagógica acerca do movimento trabalhado de forma intencional, inserido no contexto da brincadeira, o qual torna-se uma categoria central no desenvolvimento da criança. Embora alguns estudiosos afirmem que não há uma proposta de ensino específica para a educação infantil do campo, e sim uma adequação da metodologia de ensino, se faz necessário buscar experiências com práticas pedagógicas promissoras para a educação infantil do campo. Justifica-se o presente trabalho pelo motivo de que essas atividades têm sua importância no processo ensino/aprendizagem e no desenvolvimento destes indivíduos dentro da Educação do Campo-
Formato: dc.format1 arquivo (11 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleA criança e o movimento : uma prática pedagógica com alunos da educação infantil no campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.