A organização do trabalho pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos e o processo de alfabetização frente às Diretrizes Curriculares Municipais e o Caderno Pedagógico de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação : relação teoria e prática na escola pública de Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSigwalt, Carmen Sá Brito-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Autor(es): dc.creatorMorais, Luciane Aparecida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:36:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:36:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54520-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54520-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Carmen Sá Brito Sigwalt-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho procurou investigar o processo de aquisição da linguagem escrita na Rede Municipal de Ensino de Curitiba para o Ensino Fundamental de Nove Anos e a sua adequação para o atendimento de alunos oriundos das classes populares. Realizamos a pesquisa em duas frentes: na primeira buscamos analisar as propostas da Secretaria Municipal de Educação através dos documentos: Diretrizes Curriculares Municipais para o Ensino Fundamental e Caderno Pedagógico de Alfabetização. Na segunda dimensão procuramos, através de entrevistas semiestruturadas com os profissionais da educação atuantes na rede de ensino, verificar em que medida conhece a proposta e como a aplicam nas escolas em que atuam. Pesquisamos professores que trabalham com turmas de primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental e pedagogos de dezessete escolas de Curitiba que pertencem a nove núcleos regionais de ensino. Tivemos desta forma uma amostra significativa das diferentes escolas municipais que compõem a cidade de Curitiba. A pesquisa revelou que os documentos oficiais sugerem uma proposta progressista de aquisição da linguagem escrita onde o alfabetizar ( garantir o domínio do sistema gráfico) e o letrar ( saber fazer uso efetivo do ler e do escrever em suas diferentes funções sociais) são sugeridos de serem trabalhados de forma articulada. No entanto a investigação junto aos profissionais revelou que nem todos dominam os pressupostos teórico-práticos do processo de aquisição da linguagem escrita o que pode contribuir apenas parcialmente para um ensino e aprendizado adequado aos alunos das classes populares.-
Formato: dc.format273 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Título: dc.titleA organização do trabalho pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos e o processo de alfabetização frente às Diretrizes Curriculares Municipais e o Caderno Pedagógico de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação : relação teoria e prática na escola pública de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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