Análise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriana Sbicca, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorPereira, Felipe Romera, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:53:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:53:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/54504-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54504-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Adriana Sbicca Fernandes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho explora o comportamento do consumidor, com o objetivo de entender melhor o processo de consumo dos indivíduos, descartando da análise os bens básicos necessários para a sobrevivência mínima do indivíduo, na sociedade em que este está inserido. A partir da necessidade de compreendermos melhor o comportamento do consumidor, a fim de avançar como ciência social aplicada, buscou-se análise exploratória a partir de literatura no campo de economia comportamental, que tratasse do comportamento de consumo dos indivíduos, em especial a obra de Tibor Scitovsky "The Joyless Economy", que trata deste tema com propriedade, separando os tipos de consumo em conforto e prazer, conceitos que auxiliam a análise. Foi realizada uma tentativa de mapear, juntamente com estudos da psicologia, variáveis que podem influenciar a escolha de consumo dos indivíduos. Os resultados obtidos mostram que as variáveis identificadas parecem exercer influência relevante no processo de consumo dos indivíduos, e podem ser utilizadas para políticas públicas específicas, bem como campanhas publicitárias, por exemplo.-
Formato: dc.format42 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectScitovsky, Tibor, 1910--
Palavras-chave: dc.subjectConsumo (Economia)-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Título: dc.titleAnálise do comportamento do consumidor : Tibor Scitovsky e a decisão de consumo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.