Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Pedrosa, Frederico Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:19:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:19:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54503 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54503 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr.Guilherme Gabriel Ballande Romanelli | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 19/12/2017 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta dissertação apresenta os resultados da investigação sobre processos de ensino/aprendizagem musicais relacionados aos saberes tradicionais das violas caiçaras da Ilha dos Valadares (Paranaguá/PR) e as possibilidades de sua didatização; tendo o manual didático como foco de discussão deste processo. Usaram-se de aportes teóricos da etnografia educacional, a partir de Elsie Rockwell e Justa Ezpeleta, somados a entrevistas e observação participante com a finalidade de levantamento de dados. Fez-se, também, revisão de literatura, buscando trabalhos relacionados aos fandangos caiçaras e as suas formas de transmissão de conhecimento; as violas brasileiras e as violas caiçaras. Neste processo se encontrou definições importantes sobre o processo de ensino/aprendizagem no fandango, a imitação criativa, e sobre os manuais didáticos. Através da experiência de campo, bem como das entrevistas, pode-se elencar aspectos recorrentes entre as pesquisas encontradas, as falas dos mestres entrevistados e as práticas de transmissão observadas. Percebeu-se que hoje, ao contrário do que ocorria anos atrás, existem momentos e espaços voltados para a transmissão do fandango como, por exemplo, as oficinas ministradas por Mestre Zeca na Fundação Cultural da Cidade de Paranaguá. A despeito deste fato se observa que a maior parte dos processos de ensino/aprendizagem acontecem em momentos como a romaria da Folia do Divino Espírito Santo, quando se toca fandango nos momentos de descontração. Verificou-se a importância de novos movimentos com participação de diversos atores do fandango como o projeto de salvaguarda "Ô de Casa!" que permite momentos de ensino/aprendizagem e de formação de novos grupos como o Grupo Mestre Eugênio – da Ilha dos Valadares – que tem propiciado momentos de aprendizado para crianças. Observou-se que aprender a viola caiçara é também aprender uma identidade cultural. As discussões sobre as possibilidades de didatização dos toques da viola caiçara se mostraram profícuas já que: a) esse é um processo que já acontece com outras violas em território nacional; b) os mestres caiçaras já se preocupam com a didatização; c) já aconteceram movimentos dos próprios mestres no sentido se produzir materiais didáticos. Indica-se, assim, que possíveis pesquisas possam se voltar para a confecção de manuais didáticos para ensino violas caiçaras. | - |
Formato: dc.format | 142 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Viola caiçara | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Manuais didáticos | - |
Título: dc.title | O Processo de ensino/aprendizagem da viola caiçara na ilha de Valadares : possibilidades e limites de sua didatização | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: