O processo de sensegiving nas narrativas da Samarco : a prática de storytelling referente ao rompimento na barragem de Fundão em Mariana

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Autor(es): dc.contributorRese, Natália, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorCeni, Jéssica Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:25:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:25:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/54501-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54501-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Natália Rese-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 07/02/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f.146-154-
Descrição: dc.descriptionResumo: Com o domínio das organizações no mundo e a necessidade por um desempenho sempre ampliado, frente às pressões concorrenciais, existe uma radicalização na atuação organizacional, e dessa maneira, é relevante a compreensão do "lado obscuro" da estratégia organizacional. Portanto, este trabalho se fundamenta sobre a tradição de pesquisas da perspectiva da estratégia como prática social em consonância à virada narrativa e possui como fenômeno específico de investigação a produção discursiva da empresa brasileira de mineração Samarco, a qual é responsável pelo rompimento na barragem de rejeitos de Fundão em 5 de novembro de 2015, em Mariana - Minas Gerais. O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de sensegiving - influência de sentindo - nas narrativas produzidas pela Samarco, na prática de storytelling a respeito do evento de rompimento na barragem de Fundão na cidade de Mariana-MG. Para alcançar o objetivo deste trabalho, o quadro teórico é caracterizado pela perspectiva estratégia como prática social em consonância à virada narrativa, os processos de sensemaking e sensegiving, e por fim, gestão do inesperado. Quanto às escolhas metodológicas o delineamento do estudo foi a abordagem qualitativa, sendo a estratégia de pesquisa o estudo de caso, a unidade de análise se caracteriza pelas narrativas organizacionais e o nível de análise o organizacional. A coleta de dados ocorreu por meio de dados secundários disponíveis nos sites da Samarco e da Fundação Renova e no canal do Youtube Samarcoweb, foram coletados 307 arquivos (893 páginas) do site da Samarco, 295 arquivos (647 páginas) no site da Fundação Renova e 52 vídeos (191 minutos) no canal do Youtube Samarcoweb. A respeito da análise dos dados optouse em primeiro momento, a partir de uma análise documental, contextualizar a empresa e o rompimento na Barragem de Fundão. Após a contextualização, e à vista do volume de dados coletados, foi feita a análise de conteúdo, seguido de uma análise narrativa fundamentada em Shuman (2012). A respeito dos resultados, ao analisar o processo de sensegiving nas narrativas produzidas pela Samarco, na prática de storytelling a respeito do evento de rompimento na barragem de Fundão, percebe-se que a Samarco a partir da concretização do desastre constrói uma grande narrativa, caracterizada por seis momentos narrativos inferidos, que desde seu inicio constitui uma influenciação de sentindo - sensegiving - direcionada à volta de suas operações. Além disso, a estratégia da organização, a partir do desastre corporativo, não direciona atividades operacionais e sim se apresenta como uma estratégia discursiva pautada sobre sua necessidade de conseguir voltar a operar. PALAVRAS CHAVE: Samarco. Rompimento na barragem de Fundão. Estratégia Como Prática. Storytelling. Sensegiving. Narrativas. Comunicação organizacional.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Within the domain of organizations around the world and the necessity of an ongoing improved performance, forward a competitive pressure, there is a radicalization related to how originations perform and, thereby, it is relevant to comprehend the "dark side" of the organizational strategy. Thus, this paper is based upon the research tradition of strategy as practice in line with the narrative turn and its specific phenomenon of study is the discursive production from the brazilian company Samarco Mineração, which is the responsible for the Fundão dam rupture, on 5 November 2015, in Mariana - Minas Gerais. The aim of this research is to analyze the sensegiving process present in Samarco narratives, in the practice of storytelling regarding the Fundão dam rupture in Mariana. In order to reach the goal of this paper, the theorethical framework is based upon the perspective of strategy as practice in line with the narrative turn, sensemaking and sensegiving process, and lastly, management of the unexpected. For the methodological choices, the study design is a qualitative approach, the research strategy is a case study, the unit of analysis is characterized by the organizational narratives and the level of analysis is the organizational level. The data was collected via secondary data available on the websites Samarco Mineração and Fundação Renova and on the youtube channel Samarcoweb, it has been collected 307 files (893 pages) on the Samarco website, 295 files (647 pages) on the Fundação Renova Website and 52 videos (191 minutes) on the youtube channel Samarcoweb. Concerning the analysis, it was decided first, based on a documentary analysis, to contextualize the company and the Fundão dam rupture. After, and taking in consideration the volume of the data, a content analysis was made, followed by a narrative analysis based on Shuman (2012). Regarding the results, when analyzing the sensegiving process in the narratives produced by Samarco, in the storytelling practice regarding the Fundão dam rupture, you see that Samarco, after the disaster, constructs a great narrative, characterized by the six narratives moments, which from its beginning constitutes a sensegiving aimed to the return of the company operations. In addition, the organization's strategy, ever since the disaster take place, does not direct operational activities but presents itself as a discursive strategy based on Samarco necessity: to be able to reoperate. KEY WORDS: Samarco. Fundão dam rupture. Strategy as Practice. Storytelling. Sensegiving. Narratives. Organizational communication.-
Formato: dc.format162 f. : il. color., mapa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estrategico-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação nas organizações-
Palavras-chave: dc.subjectCalamidades publicas - Administração-
Título: dc.titleO processo de sensegiving nas narrativas da Samarco : a prática de storytelling referente ao rompimento na barragem de Fundão em Mariana-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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