Pesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Janice Mendes da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorEidam, Érica de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:51:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:51:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54485-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54485-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Janice Mendes da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Promover a reflexão sobre a aplicabilidade das Metodologias Ativas e sua contribuição para a Educação Básica, é o objetivo desta pesquisa, por meio do levantamento das possibilidades de educar na sociedade contemporânea. Este trabalho visa favorecer experiências inovadoras no âmbito das Escolas Estaduais. As fundamentações têm por orientação a linha de pesquisa Crítico Superadora de Paulo Freire e os procedimentos metodológicos se efetivaram por meio da pesquisa bibliográfica descritiva, com característica etnográfica, segundo a visão de Fazenda (2002). A metodologia desta pesquisa contempla ainda, o uso de questionários aplicados à trinta (30) professores atuantes em três Instituições da Rede Estadual do Município de Ponta Grossa. Assim a investigação se manifesta enquanto pesquisa de campo, mediante conteúdo quantitativo e qualitativo. Os materiais coletados permitiram a elaboração conclusiva e reflexão sobre as possibilidades e contribuição das Metodologias Ativas aplicadas junto à Educação Básica, com apresentação dos resultados em gráficos demonstrativos contendo os percentuais e a representatividade de cada questão. Salienta-se que os índices apresentam um percentual satisfatório entre os professores que conhecem e aprovam as Metodologias Ativas, mediante resultados positivos já obtidos em sua atuação profissional. Considera-se que educandos e educadores devam estar aptos ao convívio com novas tecnologias, com indicação quanto à necessidade de aperfeiçoamento efetivo, mediante ação governamental. Ao concluir, espera-se que o olhar voltado para a aprendizagem significativa atinja professores e órgãos governamentais da Rede Estadual em prol da qualidade da educação.-
Formato: dc.format27 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titlePesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.