Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knaut, Michelle Souza Julio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Moleta, Eliane Tramontin Silveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54476 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54476 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Michelle Souza Julio Knaut | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este artigo tem por objetivo compreender qual a concepção de professores e alunos sobre as relações interpessoais e sua importância no âmbito escolar no Ensino Médio. Além da literatura a respeito da temática apresentada, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com dezenove professores pertencentes ao quadro de um Colégio Estadual em Ponta Grossa PR, com setenta e cinco alunos do Ensino Médio. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um questionário com seis questões fechadas e cinco questões abertas para discentes, e para os docentes. Os resultados obtidos apontam que professores e alunos concordam quanto à interferência dos conflitos ao andamento de sala de aula, atrapalhando no relacionamento, comprometendo o diálogo, no estado emocional, na dificuldade para aprender e atrapalhando o tempo da aula. Evidencia-se a importância das relações estabelecidas na escola, na sala de aula e no contexto do processo ensino aprendizagem. Constata que as relações interpessoais são fundamentais para a construção do conhecimento, para conquistar a confiança dos alunos em busca de seus objetivos no desempenho da aprendizagem, na aceitação das normas estabelecidas pelas relações de poder e nas relações de pertencimento ao ambiente escolar. Em se tratando da modalidade Ensino Médio são jovens de todos os cantos, trancos e barrancos e possuem muitas potencialidades que podem ser desenvolvidas e elucidadas pela escola e pelo professor que trabalha com comprometimento e alegria. A relação de convivência no ambiente escolar é uma forma de aprendizagem que querem levar pra vida toda. A escola por mais que mostre limitações, é o espaço em que a juventude gosta de estar, pois convivem com respeito e orientação, valoriza-se o saber, aceitam os erros problemas e dificuldades, socializam-se. Aprendem a conviver em grupo, desenvolvem valores para viver em sociedade, buscam intervir no mundo construindo a sua cidadania sendo visto por suas particularidades. | - |
Formato: dc.format | 32 p. : il. color., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Título: dc.title | Concepções de professores e alunos sobre as relações interpessoais e aprendizagem : um recorte no ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: