Concepções de professores e alunos sobre as relações interpessoais e aprendizagem : um recorte no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnaut, Michelle Souza Julio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorMoleta, Eliane Tramontin Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:24:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:24:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54476-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54476-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knaut-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo tem por objetivo compreender qual a concepção de professores e alunos sobre as relações interpessoais e sua importância no âmbito escolar no Ensino Médio. Além da literatura a respeito da temática apresentada, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com dezenove professores pertencentes ao quadro de um Colégio Estadual em Ponta Grossa PR, com setenta e cinco alunos do Ensino Médio. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um questionário com seis questões fechadas e cinco questões abertas para discentes, e para os docentes. Os resultados obtidos apontam que professores e alunos concordam quanto à interferência dos conflitos ao andamento de sala de aula, atrapalhando no relacionamento, comprometendo o diálogo, no estado emocional, na dificuldade para aprender e atrapalhando o tempo da aula. Evidencia-se a importância das relações estabelecidas na escola, na sala de aula e no contexto do processo ensino aprendizagem. Constata que as relações interpessoais são fundamentais para a construção do conhecimento, para conquistar a confiança dos alunos em busca de seus objetivos no desempenho da aprendizagem, na aceitação das normas estabelecidas pelas relações de poder e nas relações de pertencimento ao ambiente escolar. Em se tratando da modalidade Ensino Médio são jovens de todos os cantos, trancos e barrancos e possuem muitas potencialidades que podem ser desenvolvidas e elucidadas pela escola e pelo professor que trabalha com comprometimento e alegria. A relação de convivência no ambiente escolar é uma forma de aprendizagem que querem levar pra vida toda. A escola por mais que mostre limitações, é o espaço em que a juventude gosta de estar, pois convivem com respeito e orientação, valoriza-se o saber, aceitam os erros problemas e dificuldades, socializam-se. Aprendem a conviver em grupo, desenvolvem valores para viver em sociedade, buscam intervir no mundo construindo a sua cidadania sendo visto por suas particularidades.-
Formato: dc.format32 p. : il. color., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRelações humanas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleConcepções de professores e alunos sobre as relações interpessoais e aprendizagem : um recorte no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.