
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Maysa Ferreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Scariot, Eli Goreti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54470 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54470 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Maysa Ferreira da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho busca ampliar a reflexão em vista da identidade do profissional da educação no atual contexto histórico, a importância da formação continuada aliada a prática diária, numa vivência ética. A metodologia baseia-se nas característcas da pesquisa bibliográfica, referindo-se a alguns dos autores apresentados pelo Curso de Coordenação Pedagógica e outros que enfocam o tema da educação e ética. Buscou-se com a reflexão sobre o papel de mediador da formação continuada do coordenador pedagógico, no âmbito escolar, ressaltar o quanto é necesário buscar constantemente sua formação continuada, pois como articulador do processo educativo deve se inteirar do que se descobre cientificamente, ampliando seus conhecimentos sobre as teorias relacionadas ao complexo mundo da educação. Apontar o desafio de tornar-se sujetio educador em tempos de repensar o contexto político e econômico, bem como a importância de um trabalho coletivo na construção e de uma vivência democrática e ética. Dando continuidade a busca de avanços no proecesso de ensino aprendizagem visando o desenvolvimento de todos os sujeitos envolvidos, acreditando de forma audaciosa e esperançosa na educação pública de qualidade. | - |
| Formato: dc.format | 19 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientadores educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Educação permanente | - |
| Título: dc.title | Coordenador pedagógico : mediador da formação continuada do sujeito educador ético | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: