Alfabetização de jovens e adultos : lição de vida de educadores alfabetizadores da zona rural do litoral do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFleig, Daniel Gustavo, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Ana Maria Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:54:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:54:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54454-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54454-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Daniel Gustavo Fleig-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Um dos objetivos deste artigo foi detectar as dificuldades encontradas pelos educadores da zona rural do litoral do Paraná, que são protagonistas de um trabalho com a alfabetização de jovens e adultos. Essa pesquisa teve a intenção de destacar as histórias de vida desses educadores. Sabemos que se trata de educadores que já trazem experiências de vida, enriquecidos de conhecimentos da sua história, e das suas relações com a sociedade. O papel do educador é sobretudo ser o mediador do conhecimento, motivar e levar os educandos a participar do processo educativo, possibilitar meios para que o próprio educando tenha curiosidade, seja construtor do seu conhecimento. Para isso é necessário um novo olhar para o formato do Programa de Alfabetização de Adultos e que os sujeitos sejam valorizados em sua plenitude, que os governantes possibilitem a Formação de Docentes para os educadores que atuam no campo. O aspecto social da aprendizagem diz respeito aos valores e aspirações coletivas, bem como à dimensão política da educação. A intervenção pedagógica pode ter um amplo alcance, requerendo responsabilidade e compromisso por parte dos educadores. Para Paulo Freire educar é um ato político, é um ato de criação e recriação, sendo, portanto, impossível falar em educação neutra. O diálogo aparece como fundamento da construção do sujeito, como mecanismo de compreensão da estrutura social, de conscientização e de transformação.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Formação-
Título: dc.titleAlfabetização de jovens e adultos : lição de vida de educadores alfabetizadores da zona rural do litoral do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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