Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Vitor de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Nierotka, Adriane Angela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54453 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54453 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Vitor de Moraes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como foco de estudo a Escola Itinerante Paulo Freire, situada no município de Paula Freitas - Pr. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizado um trabalho de campo com visita a escola e entrevista com o coordenador pedagógico Jesun F. da Silva e a educadora Luciane O. da Silva. A primeira visita foi feita em novembro de 2010, para conhecer a escola e fazer uma análise de como é o funcionamento da escola, seus horários e organização do processo pedagógico da escola. Com a pesquisa pude perceber a importância que a escola tem no acampamento do MST, é vista pelos acampados como um tesouro, onde todos ajudam a cuidar e participam de todas as fases do processo de ensino/aprendizagem, planejamento e infra - estrutura da escola. São as famílias acampadas que ajudam a manter o funcionamento da escola. Apesar das dificuldades que a escola enfrenta todos trabalham unidos para vencer as dificuldades em busca de uma educação de qualidade para todos os filhos das famílias acampadas. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia marxista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento dos sem terra | - |
Título: dc.title | A organização e o trabalho pedagógico da Escola Itinerante Paulo Freire | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: