Consolidação da educação no campo com respeito à importância da gestão educacional para as diversidades locais e regionais

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Autor(es): dc.contributorPires, Ana Christina Duarte, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorMarcusse, Suzana Liborio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:39:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:39:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54449-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Ana Christina Duarte Pires-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho apresenta discussões e debates de organização curricular nos processos educacionais voltados à Educação do Campo, ressaltando também, a importância da formação dos profissionais da educação, ou seja, nas Leis vigentes e também no trabalho político-pedagógico embasadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Neste contexto, é possível perceber que os sujeitos que compõem esta realidade social, ou seja, parte das populações rurais são menos orientados e informados e ainda apresentam certa alienação aqueles que residem nos espaços urbanos. Por isso nota-se que muitos deixaram o campo e migraram para a cidade, a procura de melhores condições de sobrevivência. Os que resistiram e ainda residem no meio rural, por sua vez, enfrentam inúmeros problemas, como: difícil acesso as escolas, dificuldade no transporte, clima e tempo inapropriado aos estudos, dentre outros. Alguns migram para a cidade a procura de conhecimentos, mas vale ressaltar que na realidade a Educação do Campo favorece a elevação da escolaridade do sujeito do campo, pois através da interdisciplinaridade e da vivência local do indivíduo do campo, este tenderá a elevar o nível de sua cultura, seus conhecimentos e assim, aprimorar seu padrão de vida.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectClasses multisseriadas-
Título: dc.titleConsolidação da educação no campo com respeito à importância da gestão educacional para as diversidades locais e regionais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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