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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Landini, Sonia Regina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
| Autor(es): dc.creator | Loureiro, Suelen Fabiane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54448 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54448 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Sonia Regina Landini | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A pesquisa monográfica: ‘A Educação do Jovem Aluno Trabalhador na modalidade do Ensino Médio: entre a formação omnilateral e a educação por competências’, apresenta as condições da educação do jovem aluno trabalhador do Ensino Médio. Como objeto de estudo destaca a necessidade urgente da organização do trabalho pedagógico, para que se rearticule a práxis no sentido contra hegemônico das ideologias impostas pelo capitalismo no currículo escolar, diante da pedagogia das competências no Ensino Médio. Procura discutir o significado e relevância da transformação histórica mediada no materialismo histórico dialético, considerando a possibilidade da superação de uma educação elitista que oprime e exclui o aluno trabalhador, em busca de uma educação de ensino médio, que leve ao reconhecimento e a transformação do mundo real dos sujeitos. Segue a partir de uma visão da formação omnilateral, tentando obter a superação da ótica da adequação das competências, em uma ética além da ética do consumidor, em uma moral que ultrapasse a moralidade alienante de um sistema de divisão de classes e da propriedade privada; e que ultrapasse a inculcação e o conformismo impostos aos oprimidos na produção da ideologia dominante através do desenvolvimento da práxis e da retomada, e, na posse do conhecimento e do saber para as classes populares. Mostra a possibilidade do desenvolvimento do conhecimento de classes, no reconhecimento do materialismo histórico dialético, como ciência fundamental ao proletariado, de modo a articular as contradições sobre a ideologia das competências, levantando as categorias: totalidade, história, práxis. E refere-se também a discussão da contradição da sobrevivência pelo trabalho enquanto necessidade imediata do aluno trabalhador e da organização do trabalho pedagógico na educação escolar desenvolvida no Ensino Médio, verificando, se há ou não reflexão do seu modo de produção da existência diante da imposição curricular. Considerando que é necessário não negar a trajetória dos trabalhadores estudantes, o desfavorecer curricular, colocado pelo Estado, assumido das relações de opressão capitalista, oriundos da ideologia que orienta resultados em termos de lucros para o capitalista, sob a ótica da propriedade privada. | - |
| Formato: dc.format | 99 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
| Título: dc.title | A educação do jovem aluno trabalhador na modalidade do ensino médio : entre a formação omnilateral e a educação por competências | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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