A educação do jovem aluno trabalhador na modalidade do ensino médio : entre a formação omnilateral e a educação por competências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLandini, Sonia Regina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Autor(es): dc.creatorLoureiro, Suelen Fabiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54448-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54448-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Sonia Regina Landini-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A pesquisa monográfica: ‘A Educação do Jovem Aluno Trabalhador na modalidade do Ensino Médio: entre a formação omnilateral e a educação por competências’, apresenta as condições da educação do jovem aluno trabalhador do Ensino Médio. Como objeto de estudo destaca a necessidade urgente da organização do trabalho pedagógico, para que se rearticule a práxis no sentido contra hegemônico das ideologias impostas pelo capitalismo no currículo escolar, diante da pedagogia das competências no Ensino Médio. Procura discutir o significado e relevância da transformação histórica mediada no materialismo histórico dialético, considerando a possibilidade da superação de uma educação elitista que oprime e exclui o aluno trabalhador, em busca de uma educação de ensino médio, que leve ao reconhecimento e a transformação do mundo real dos sujeitos. Segue a partir de uma visão da formação omnilateral, tentando obter a superação da ótica da adequação das competências, em uma ética além da ética do consumidor, em uma moral que ultrapasse a moralidade alienante de um sistema de divisão de classes e da propriedade privada; e que ultrapasse a inculcação e o conformismo impostos aos oprimidos na produção da ideologia dominante através do desenvolvimento da práxis e da retomada, e, na posse do conhecimento e do saber para as classes populares. Mostra a possibilidade do desenvolvimento do conhecimento de classes, no reconhecimento do materialismo histórico dialético, como ciência fundamental ao proletariado, de modo a articular as contradições sobre a ideologia das competências, levantando as categorias: totalidade, história, práxis. E refere-se também a discussão da contradição da sobrevivência pelo trabalho enquanto necessidade imediata do aluno trabalhador e da organização do trabalho pedagógico na educação escolar desenvolvida no Ensino Médio, verificando, se há ou não reflexão do seu modo de produção da existência diante da imposição curricular. Considerando que é necessário não negar a trajetória dos trabalhadores estudantes, o desfavorecer curricular, colocado pelo Estado, assumido das relações de opressão capitalista, oriundos da ideologia que orienta resultados em termos de lucros para o capitalista, sob a ótica da propriedade privada.-
Formato: dc.format99 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Título: dc.titleA educação do jovem aluno trabalhador na modalidade do ensino médio : entre a formação omnilateral e a educação por competências-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.