
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tesser, Gelson João, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | León, Maria Eugenia Migues de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54445 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54445 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Gelson João Tesser | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta monografia busca trazer fundamentos da filosofia e da ciência e como acontecem as relações entre estas no cotidiano escolar. No presente trabalho serão expostas concepções teóricas de pensadores como Dewey e Lipman entre outros, pretendendo-se com a colocação dos argumentos destes, contextualizar a importância da reflexão filosófica como mediadora no processo de formação dos educandos, visando que obtenham uma preparação para o exercício da reflexão sobre os conhecimentos científicos adquiridos na escola e para que também possam entender a aplicabilidade deles na sua vida, dando-lhes sentido. A pesquisa apóiase também em dados obtidos mediante questionários realizados com docentes atuantes no Ensino Fundamental do Brasil e do Uruguai, buscando a contribuição dos mesmos no que se refere às relações entre filosofia e ciência na pratica pedagógica, vendo que o país vizinho, Uruguai dá mais destaque ao processo de formação no sentido da fundamentação na co-relação entre filosofia, ciência e seus métodos. | - |
| Descrição: dc.description | Resumen: Esta monografía busca traer fundamentos de la filosofía y de las ciencias y como se suceden las relaciones entre estas en el cotidiano escolar. En el presente trabajo serán expuestas concepciones teóricas de pensadores como Dewey y Lipman entre otros, pretendiéndose con la colocación de argumentos de estos, contextualizar la importancia de la reflexión filosófica como mediadora en el proceso de formación del alumnado, con vista a que obtengan una preparación para el ejercicio de la reflexión sobre los conocimientos científicos adquiridos en la escuela y para que también puedan entender la aplicabilidad de los mismos en su vida, dándoles sentido. La investigación se apoya también en datos obtenidos mediante encuestas realizadas con docentes actuantes en la Enseñanza Primaria del Brasil y del Uruguay, buscando una contribución de estos en lo que se refiere a las relaciones entre filosofía y ciencias en la práctica pedagógica, viendo que el vecino país, Uruguay da más destaque al proceso de formación en el sentido de la fundamentación en la correlación entre filosofía, ciencias y sus métodos. | - |
| Formato: dc.format | 34 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Título: dc.title | Filosofia e Ciência : a importância de "andarem juntas" no cotidiano escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: