Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Segantine, Débora Baptista da Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:52:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:52:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54437 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54437 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Ademir Pinhelli Mendes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A motivação dos estudantes é um fator decisivo no que diz respeito a aprendizagem e desempenho escolar, uma vez que produz implicações diretas na qualidade do envolvimento dos jovens com os estudos. Diante desta afirmação procuramos em autores como Rufini, Bzuneck, Guimãres entre outros autenticar esta pesquisa e com base na Teoria da Autodeterminação e almejando identificar os tipos de motivação que estão presentes no dia-a-dia dos estudantes de um colégio estadual do norte do Paraná, utilizamos a Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental (EMEEF), elaborada por Rufini, Bzuneck e Oliveira (2011) em 23 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Como resultado principal, destacamos o percentual de motivação intrínseca que apareceu positivamente, contrariando as expectativas e especulações que vemos e ouvimos dentro da própria escola. Por fim, entendemos ser necessário a continuidade deste estudo, buscando meios de aumentar a motivação dos jovens para que se envolvam com mais nos estudos. | - |
Formato: dc.format | 16 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de ensino | - |
Título: dc.title | A motivação dos jovens no contexto escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: