
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Maysa Ferreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Fantinel, Cristiane Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:07:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:07:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54431 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54431 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Maysa Ferreira da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A recuperação de conteúdos com alunos é uma prática pedagógica intrínseca a avaliação formativa, modelo este que prevê a ação reflexiva dos sujeitos envolvidos no processo educativo em busca da efetivação da qualidade na educação. Esta concepção é utilizada pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Contudo, apesar das formações desenvolvidas pelo órgão e dos documentos produzidos sobre o assunto, a partir da experiência com as escolas estaduais, é possível observar que esta dinâmica ainda não se efetivou na prática. Assim, o objetivo deste artigo, produto da conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, é analisar a ação pedagógica dos professores do Ensino Fundamental, Anos Finais, de um colégio estadual no município de Pato Branco, no Paraná, quanto à recuperação de conteúdos, com a intenção de reconhecer os avanços e limitações no desenvolvimento deste processo. O questionamento que deu origem ao trabalho foi: Como se efetiva a recuperação de conteúdos no processo ensino aprendizagem a partir da prática da avaliação formativa? Baseados na pesquisa qualitativa, utilizamos as técnicas de análise documental e questionário com professores e pedagogos. O resultado deste estudo aponta que os sujeitos participantes tem conhecimento quanto à avaliação formativa, contudo apresentam dificuldades em superar as práticas classificatórias e excludentes. Concluímos, então, que há urgência em refletir quanto a estrutura burocrática e linear existente na educação, aprofundar os estudos sobre a relação entre a avaliação e a realidade socioeconômica e atentar para o aprofundamento teórico quanto a relação entre currículo, avaliação e formação de professores. | - |
| Formato: dc.format | 21 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar - Avaliação | - |
| Título: dc.title | A recuperação de conteúdos na prática pedagógica dos professores em um colégio estadual no município de Pato Branco - Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: