A relação entre trabalho e educação no processo de escolarização de jovens e adultos trabalhadores

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Autor(es): dc.contributorSilva, Graziela Lucchesi Rosa da, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Autor(es): dc.creatorGranato, Valmira Samerdak-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:52:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:52:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54420-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Graziela Lucchesi Rosa da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre trabalho e educação no processo de escolarização de jovens e adultos trabalhadores. A partir dos fundamentos do materialismo histórico, focaremos a análise na apreensão da precária formação do trabalhador atrelada às relações concretas da sociedade de classes capitalista. Para tanto, objetiva analisar a relação entre trabalho e educação formal no processo de escolarização de jovens e adultos trabalhadores; compreender a história da EJA, no cenário nacional, para desvelar a função que essa modalidade assume na atualidade; discutir a ontologia do trabalho e o trabalho alienado na sociedade capitalista; e analisar a formação escolar de jovens e adultos na sociedade capitalista, a partir das contradições entre trabalho e educação. O estudo da história da Educação de Jovens e Adultos, ao ser entendida no quadro histórico-concreto do modo de produção capitalista, nos leva a compreender que a educação é proporcionada nos estritos limites das necessidades objetivas desse modo de produção. Sob essa lógica, as práticas pedagógicas voltam-se aos interesses mais imediatos do alunado da EJA, reproduzindo a expropriação do conhecimento científico, reafirmando a mera certificação. Concluímos que discutir a escolarização de jovens e adultos trabalhadores, direcionada ao desenvolvimento de níveis mais elevados de consciência, é possível a partir do desvelamento das relações sociais de produção capitalista e as repercussões na formação humana e na condição de vida da massa populacional.-
Formato: dc.format67 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleA relação entre trabalho e educação no processo de escolarização de jovens e adultos trabalhadores-
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