O trabalho do coordenador pedagógico na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular em uma escola do município de Dois Vizinhos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Maysa Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorDionisio, Claudia Fabiana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:51:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:51:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54416-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54416-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Maysa Ferreira da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho é resultado de uma pesquisa com o objetivo de explorar o trabalho do coordenador pedagógico na inclusão de alunos com deficiência no ensino comum. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados em uma escola pública de ensino fundamental séries finais, o instrumento para coleta de dados foi um questionário realizado com os professores da referida escola. Através da pesquisa foi possível perceber as dificuldades da inclusão no ensino comum, a falta de efetivação da lei, a qual permanece apenas no papel e a realidade nas salas de aula, que se apresenta totalmente diferente do almejado. Falta muito para se chegar ao que realmente requer a inclusão de alunos especiais no ensino comum, como investimentos em formação, prática pedagógica e com a melhoria no oferecimento de serviços de apoio especializados da área. Os professores até possuem o conhecimento do que deve ser feito, o coordenador pedagógico oferece suporte, realizando a mediação, porém o próprio sistema é falho, com salas muito cheias, professores com pouco ou nenhuma preparação sobre o tema e uma escola que não possui recursos suficientes nem para classes regulares, quanto mais para adaptar-se ao que a legislação exige para a inclusão.-
Formato: dc.format18 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Título: dc.titleO trabalho do coordenador pedagógico na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular em uma escola do município de Dois Vizinhos-
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