Violência no espaço escolar e a prática pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarafon, Danielle-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorEvangelista, Cicero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:53:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:53:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54406-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54406-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Danielle Marafon-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esse artigo tem como objetivo discutir a necessidade de conhecer e estudar a questão da violência no contexto escolar, dentro e fora da sala de aula. Procura também constituir uma referência para a busca de práticas docentes que orientem o trabalho pedagógico para o enfrentamento ao processo da violência escolar. A compreensão da violência no contexto e cotidiano escolar exige do professor uma fundamentação teórica articulada com a sociedade contemporânea e seus desdobramentos sociais e históricos. A partir do reconhecimento da vulnerabilidade dos alunos e do tempo em que passa na escola, o texto buscará a importância da ação pedagógica na escola, para assim enfatizar sobre a garantia de direitos para todos. Nessa perspectiva nós educadores ou coordenadores pedagógicos temos que sempre levar em consideração a formação social, educativa e pessoal do sujeito, temos que ter em mente que é através da educação que formamos os cidadãos e que sem duvidas a educação muda e transforma as nações, sendo assim na sala de aula não deve ter nenhum tipo de separação seja por raça, gênero ou seguimento social.-
Formato: dc.format13 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleViolência no espaço escolar e a prática pedagógica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.