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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marafon, Danielle | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Evangelista, Cicero | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:53:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:53:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54406 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54406 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Danielle Marafon | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esse artigo tem como objetivo discutir a necessidade de conhecer e estudar a questão da violência no contexto escolar, dentro e fora da sala de aula. Procura também constituir uma referência para a busca de práticas docentes que orientem o trabalho pedagógico para o enfrentamento ao processo da violência escolar. A compreensão da violência no contexto e cotidiano escolar exige do professor uma fundamentação teórica articulada com a sociedade contemporânea e seus desdobramentos sociais e históricos. A partir do reconhecimento da vulnerabilidade dos alunos e do tempo em que passa na escola, o texto buscará a importância da ação pedagógica na escola, para assim enfatizar sobre a garantia de direitos para todos. Nessa perspectiva nós educadores ou coordenadores pedagógicos temos que sempre levar em consideração a formação social, educativa e pessoal do sujeito, temos que ter em mente que é através da educação que formamos os cidadãos e que sem duvidas a educação muda e transforma as nações, sendo assim na sala de aula não deve ter nenhum tipo de separação seja por raça, gênero ou seguimento social. | - |
| Formato: dc.format | 13 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Título: dc.title | Violência no espaço escolar e a prática pedagógica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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