Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Sônia Maria Guariza de Assumpção, 1949- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
Autor(es): dc.creator | Cebula, Patrícia Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54389 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54389 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Sônia Guariza Miranda | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa teve como objetivo abordar questões relacionadas a visão da Educação Infantil enquanto espaço de respeito e promoção da Educação Popular, onde o ser humano desde de sua mais tenra idade perceba a importância de valorizar as diferentes culturas, religiões, crenças, etc. Assim sendo, esta pesquisa buscou: a) analisar, como se expressa o conhecimento popular na proposta pedagógica de um CMEI (Centro Municipal de Educação infantil) do município de Pinhais/PR; b) analisar como se expressa o conhecimento popular sobre a educação da criança, no discurso de famílias do CMEI investigado; c) Investigar como se expressa no discurso dos profissionais do CMEI em questão a concepção de Educação Infantil, e se nesta o conhecimento popular é considerado; d) revelar e analisar as questões levantadas na investigação, para que a partir de uma visão crítica se possa traçar novos horizontes para fortalecer a relação entre a Educação Infantil Pública e o Conhecimento Popular. Para tanto, como método de pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com educadores, pedagogas, diretora e familiares e/ou responsáveis por crianças em uma Instituição Municipal de Educação Infantil localizada no município de Pinhais/PR. Após analisar os dados foi possível verificar que o município possui diversas iniciativas que buscam a valorização e promoção da Educação Popular. No entanto somente tais iniciativas não são suficientes para se garantir que a Educação Popular seja valorizada e trabalhada nas Escolas de Educação Infantil. É preciso repensar a prática e buscar ações que mudem a forma de lidar cotidianamente com este tema. A Educação Popular necessita ser verdadeiramente transformadora, não basta ser realizada com as classes populares, mas deve, sobretudo, estar a serviço dos interesses das classes populares e da formação de uma consciência de classe. | - |
Formato: dc.format | 40 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Título: dc.title | O conhecimento popular no contexto da educação infantil pública | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: