O conhecimento popular no contexto da educação infantil pública

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Autor(es): dc.contributorMiranda, Sônia Maria Guariza de Assumpção, 1949--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Autor(es): dc.creatorCebula, Patrícia Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:19:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:19:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54389-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54389-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Sônia Guariza Miranda-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo :-
Descrição: dc.descriptionResumo : A presente pesquisa teve como objetivo abordar questões relacionadas a visão da Educação Infantil enquanto espaço de respeito e promoção da Educação Popular, onde o ser humano desde de sua mais tenra idade perceba a importância de valorizar as diferentes culturas, religiões, crenças, etc. Assim sendo, esta pesquisa buscou: a) analisar, como se expressa o conhecimento popular na proposta pedagógica de um CMEI (Centro Municipal de Educação infantil) do município de Pinhais/PR; b) analisar como se expressa o conhecimento popular sobre a educação da criança, no discurso de famílias do CMEI investigado; c) Investigar como se expressa no discurso dos profissionais do CMEI em questão a concepção de Educação Infantil, e se nesta o conhecimento popular é considerado; d) revelar e analisar as questões levantadas na investigação, para que a partir de uma visão crítica se possa traçar novos horizontes para fortalecer a relação entre a Educação Infantil Pública e o Conhecimento Popular. Para tanto, como método de pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com educadores, pedagogas, diretora e familiares e/ou responsáveis por crianças em uma Instituição Municipal de Educação Infantil localizada no município de Pinhais/PR. Após analisar os dados foi possível verificar que o município possui diversas iniciativas que buscam a valorização e promoção da Educação Popular. No entanto somente tais iniciativas não são suficientes para se garantir que a Educação Popular seja valorizada e trabalhada nas Escolas de Educação Infantil. É preciso repensar a prática e buscar ações que mudem a forma de lidar cotidianamente com este tema. A Educação Popular necessita ser verdadeiramente transformadora, não basta ser realizada com as classes populares, mas deve, sobretudo, estar a serviço dos interesses das classes populares e da formação de uma consciência de classe.-
Formato: dc.format40 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Título: dc.titleO conhecimento popular no contexto da educação infantil pública-
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