
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Salles, Liliane Schenfelder | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Silveira, Cassio Ajus da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:32:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:32:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54385 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54385 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Ma. Liliane E. Schenfelder Salles | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Nesse estudo será apresentada a função do professor-pedagogo na rede pública de educação no município de Ponta Grossa/PR, a partir da referência que se estabeleceu no edital do concurso público proposto pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), elaborado pela Universidade Estadual de Londrina e pela Universidade Federal do Paraná, com orientação direta da Coordenação de apoio a direção e Equipe Pedagógica - CADEP, estrutura que existiu na Secretaria Estadual de Educação no governo Requião. Para dar embasamento a pesquisa, os teóricos utilizados como referência foram Saviani, Libâneo, Vasconcellos e Veiga. A pesquisa de campo envolveu um grupo de cinco professores de escolas da rede estadual de ensino do município de Ponta Grossa-PR, onde utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, contendo cinco questões abertas, contextualizando sobre a função do professor-pedagogo; sobre o que é ser professor-pedagogo; os afazeres inerentes da sua função; quais as possibilidades reais da função do professor-pedagogo; as contribuições que um professor-pedagogo pode trazer para o espaço escolar, e as dificuldades encontradas para desenvolver a função de professor-pedagogo. | - |
| Formato: dc.format | 19 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
| Título: dc.title | Os enfrentamentos cotidianos no ambiente escolar do professor-pedagogo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: