Os enfrentamentos cotidianos no ambiente escolar do professor-pedagogo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalles, Liliane Schenfelder-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Cassio Ajus da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:32:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:32:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54385-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54385-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Ma. Liliane E. Schenfelder Salles-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Nesse estudo será apresentada a função do professor-pedagogo na rede pública de educação no município de Ponta Grossa/PR, a partir da referência que se estabeleceu no edital do concurso público proposto pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), elaborado pela Universidade Estadual de Londrina e pela Universidade Federal do Paraná, com orientação direta da Coordenação de apoio a direção e Equipe Pedagógica - CADEP, estrutura que existiu na Secretaria Estadual de Educação no governo Requião. Para dar embasamento a pesquisa, os teóricos utilizados como referência foram Saviani, Libâneo, Vasconcellos e Veiga. A pesquisa de campo envolveu um grupo de cinco professores de escolas da rede estadual de ensino do município de Ponta Grossa-PR, onde utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, contendo cinco questões abertas, contextualizando sobre a função do professor-pedagogo; sobre o que é ser professor-pedagogo; os afazeres inerentes da sua função; quais as possibilidades reais da função do professor-pedagogo; as contribuições que um professor-pedagogo pode trazer para o espaço escolar, e as dificuldades encontradas para desenvolver a função de professor-pedagogo.-
Formato: dc.format19 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Título: dc.titleOs enfrentamentos cotidianos no ambiente escolar do professor-pedagogo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.