Matemática na educação do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSignorelli, Marcos Claudio, 1980--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Julio Cesar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54383-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54383-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcos Claudio Signorelli-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Partindo da premissa da valorização e do resgate da identidade dos povos do campo, trabalho este cujas raízes estão nos currículos das escolas do campo, conduzimos um trabalho que objetivou a valorização do etnoconhecimento, da inserção de novas tecnologias e tendências na educação para os alunos do Colégio Estadual Santa Izabel, da comunidade do assentamento Santa Bárbara, no município de Bituruna / Paraná. Tal colégio oferece ensino fundamental e médio para a comunidade. Essa construção do conhecimento está fundamentada no construtivismo, na práxis, na valorização e no respeito pelos sujeitos envolvidos. Com base nesses pressupostos, analisou-se os conhecimentos da disciplina de matemática, que foram abordados com ênfase na coleta de dados reais aliados ao conhecimento de informática, o qual nos facilitou a análise desses dados oriundos das propriedades do campo. É importante ressaltar que o conhecimento sistematizado foi rigorosamente planejado e promovido pensando-se nas necessidades da comunidade do campo, envolvida no processo educacional-
Formato: dc.format1 arquivo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleMatemática na educação do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.