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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Signorelli, Marcos Claudio, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Julio Cesar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54383 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54383 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcos Claudio Signorelli | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | - |
Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Partindo da premissa da valorização e do resgate da identidade dos povos do campo, trabalho este cujas raízes estão nos currículos das escolas do campo, conduzimos um trabalho que objetivou a valorização do etnoconhecimento, da inserção de novas tecnologias e tendências na educação para os alunos do Colégio Estadual Santa Izabel, da comunidade do assentamento Santa Bárbara, no município de Bituruna / Paraná. Tal colégio oferece ensino fundamental e médio para a comunidade. Essa construção do conhecimento está fundamentada no construtivismo, na práxis, na valorização e no respeito pelos sujeitos envolvidos. Com base nesses pressupostos, analisou-se os conhecimentos da disciplina de matemática, que foram abordados com ênfase na coleta de dados reais aliados ao conhecimento de informática, o qual nos facilitou a análise desses dados oriundos das propriedades do campo. É importante ressaltar que o conhecimento sistematizado foi rigorosamente planejado e promovido pensando-se nas necessidades da comunidade do campo, envolvida no processo educacional | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | Matemática na educação do campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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