Queimadas e desmatamentos, uma degradação ao meio ambiente : um trabalho prático com alunos da 3ª série do Ensino Fundamental

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Autor(es): dc.contributorHoeller, Silvana Cassia, 1989--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorAtaíde, Laura Trindade de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54363-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54363-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Silvana Cássia Hoeller-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: As escolas tradicionalmente têm sido consideradas o espaço indicado para a discussão e o aprendizado de temas urgentes e atuais, entre esses temas, destacase a necessidade de despertar nas escolas e comunidade a questão das queimadas e desmatamentos. Este trabalho se propôs a estudar a degradação ao meio ambiente pretendendo sanar a falta de informação sobre as principais causas e suas conseqüências por meio de uma atividade prática com práticas educativas junto aos educandos da 3ª série "B" da Escola Municipal Monteiro Lobato – EIEF, Município de Goioerê – Paraná. Haja vista que educação ambiental na escola é hoje o instrumento eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. Acredita-se que este seja o caminho para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental, promovam a melhoria da qualidade de vida e reduzam a pressão sobre os recursos ambientais. Neste contexto, considerou-se importante a formação desta prática pedagógica que se justifica em conscientizar os alunos e comunidade escolar, pois é fato a importância e a revitalização da história e da cultura de cada comunidade e seus atuais impactos socioambientais, especialmente aqueles causados por modelos produtivos e a educação do campo é oportuna para a reflexão sobre processos de proteção ambiental e práticas produtivas.-
Formato: dc.format1 recurso online (15 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectQueimada - Aspectos ambientais - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Paraná-
Título: dc.titleQueimadas e desmatamentos, uma degradação ao meio ambiente : um trabalho prático com alunos da 3ª série do Ensino Fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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