A perda da autoridade do professor e as violências na sala de aula : possíveis delineamentos em Hannah Arendt

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHorn, Geraldo Balduíno-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação-
Autor(es): dc.creatorAntoniuk, Elisete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:05:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:05:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54361-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54361-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Geraldo Balduíno Horn-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O texto pretende abordar a crise da autoridade do professor. A questão que se propõe é fazer uma análise da perda da autoridade do professor e sua relação com a geração de violências no espaço da escola, mais especificamente em sala de aula. Pretende-se fazer uma investigação em torno da obra de Hannah Arendt para buscar possíveis delineamentos dentro do âmbito da fenomenologia, ou seja, a intenção não é apresentar a filosofia como solução ao problema apresentado, e sim, que ela seja um meio para a compreensão e reflexão, bem como de conexão entre os diversos aspectos que envolvem as violências como fenômeno social.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The text aims to address the crisis of teacher's authority. The proposed question is to make an analysis of the loss of teacher's authority and its relation to the generation of violence within the school, more specifically in the classroom. The focuses is a research around the work of Hannah Arendt to fetch possible contours within the framework of Phenomenology, that is, the intention is not to present the philosophy as a solution to the problem presented, but one way for understanding and reflection, as well as connection between the various aspects that involve and composes the violence as a social phenomenon.-
Descrição: dc.descriptionZusammenfassung: Hauptpunkt dieser Arbeit ist die Krise der Autorität des Lehrers. Die Fragestelllung ist eine Analyse des Verlusts der Autorität des Lehrers und dessen Zusammenhang zur Entstehung von Gewalten im Schulraum, insbesondere im Klassenzimmer. Die Vorhabe ist eine Untersuchung anhand des Werks von Hannah Arendt, um gewisse Umrissen im Bereich der Phänomenologie zu finden, d. h, man hat nicht die Absicht, die Philosophie als Lösung des Problems darzustellen, sondern sie als ein Mittel zum Verständnis und Nachdenken, sowie als Verbindung zwischen den verschiedenen Aspekten um die Gewalt als soziales Phänomen zu verstehen.-
Formato: dc.format59 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectViolencia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Filosofia-
Título: dc.titleA perda da autoridade do professor e as violências na sala de aula : possíveis delineamentos em Hannah Arendt-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.