
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Salles, Liliane Schenfelder | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Nicolaio, Carla Andressa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54340 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54340 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Liliane Schenfelder Salles | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A atual demanda dos cursos de educação profissional, nas escolas públicas de ensino regular e centros de educação profissional, tem apresentado mudanças significativas em virtude do processo de inclusão na educação básica. Os estudantes que participaram ativamente dos processos inclusivos nas últimas duas décadas estão chegando ao ensino médio, ensino superior e mercado de trabalho, sujeitando as escolas e instituições de ensino superior a se adaptarem as suas limitações de modo a que suas necessidades educacionais sejam satisfeitas. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, definem a necessidade de que os cursos de formação docente, nas instituições de ensino superior, prevejam, em sua organização curricular, especificidades acerca do atendimento à diversidade, considerando as necessidades educacionais especiais de estudantes com deficiência. Entretanto, os cursos de educação técnica contam com profissionais de formação tecnológica, sem a obrigatoriedade de conhecimentos sobre educação inclusiva em sua organização curricular, havendo assim a necessidade de iniciativas que promovam a formação continuada dos profissionais. São profissionais de formação em engenharias, tecnologias e bacharelados, que não possuem em sua matriz curricular a formação adequada à docência e, quando da participação de cursos de aperfeiçoamento, a prática junto a inclusão é pouca ou inexistente. Para tanto, é necessário se fazer conhecer as deficiências na formação docente dos profissionais que atuam na educação profissional, além de suas expectativas, quais as abordagens diferenciadas que utilizam, bem como as problemáticas vivenciadas pela falta de conhecimentos específicos da construção da formação pedagógica. Esta pesquisa busca conhecer a legislação que rege a educação inclusiva, bem como o histórico da construção do processo de aprendizagem e inclusão, também da participação dos portadores de necessidades especiais na formatação dos documentos legais que possibilitam o status quo do processo educativo e social de inclusão, processo este com longa jornada de lutas contra a exclusão social | - |
| Formato: dc.format | 19 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Título: dc.title | Formação docente e processo de inclusão | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: