As relações interpessoais e o desempenho acadêmico dos alunos do ensino médio noturno

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnaut, Michelle Souza Julio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorAleixo, Cacilda Maria Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:18:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:18:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54336-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54336-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knaut-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este escrito tem por objetivo refletir sobre a importância que as relações interpessoais exercem sobre a aprendizagem escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, além da revisão da literatura que aborda sobre a temática, inerente às relações interpessoais, realizou-se uma coleta de dados com 10 professores e 10 alunos do ensino médio noturno de um colégio público de Telêmaco Borba - PR. O instrumento utilizado foi um questionário com questões fechadas e abertas sobre os assuntos como: relações interpessoais, desempenho nas disciplinas escolares e relacionamento afetivo entre professores e alunos. Os resultados indicaram a necessidade do professor propiciar momentos que favoreçam a compreensão e desenvolvimento das habilidades sociais e paralelamente as habilidades de expressar sentimentos positivos valorizando e elogiando o outro com empatia e solidariedade, as quais contribuem efetivamente para a preparação para a vida. Na relação professor e aluno alguns demonstraram insatisfação em relação à disciplina e a exposição do conteúdo por parte do professor, dificultando o processo ensinoaprendizagem. Conclui-se que relações interpessoais saudáveis não somente favorecem o desenvolvimento escolar como uma boa convivência em sala de aula, sendo indispensáveis para alcançar o objetivo proposto, ou seja, o desenvolvimento do aluno e a melhora qualitativa no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da investigação também revelaram que as relações interpessoais estão intimamente ligadas ao desempenho acadêmico dos estudantes do ensino médio noturno. Refletindo sobre os resultados da pesquisa, sugere-se que sejam realizados momentos de estudos com a equipe pedagógica e os professores apontando reflexões e ações sobre a prática metodológica e pedagógica que aprofundem conhecimentos frente as relações interpessoais com o objetivo de aprimorar e desenvolver as habilidades sociais. O estudo aponta para a necessidade de se considerar as relações interpessoais educativas estabelecidas na escola que é espaço privilegiado de oportunidades e de limites onde as mesmas se efetivam e promovem a reflexão no aprimoramento dessas competências sociais dos alunos, professores e demais segmentos da escola.-
Formato: dc.format16 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRelações humanas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Título: dc.titleAs relações interpessoais e o desempenho acadêmico dos alunos do ensino médio noturno-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.