Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knaut, Michelle Souza Julio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Aleixo, Cacilda Maria Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:18:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:18:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/54336 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54336 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Michelle Souza Julio Knaut | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este escrito tem por objetivo refletir sobre a importância que as relações interpessoais exercem sobre a aprendizagem escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, além da revisão da literatura que aborda sobre a temática, inerente às relações interpessoais, realizou-se uma coleta de dados com 10 professores e 10 alunos do ensino médio noturno de um colégio público de Telêmaco Borba - PR. O instrumento utilizado foi um questionário com questões fechadas e abertas sobre os assuntos como: relações interpessoais, desempenho nas disciplinas escolares e relacionamento afetivo entre professores e alunos. Os resultados indicaram a necessidade do professor propiciar momentos que favoreçam a compreensão e desenvolvimento das habilidades sociais e paralelamente as habilidades de expressar sentimentos positivos valorizando e elogiando o outro com empatia e solidariedade, as quais contribuem efetivamente para a preparação para a vida. Na relação professor e aluno alguns demonstraram insatisfação em relação à disciplina e a exposição do conteúdo por parte do professor, dificultando o processo ensinoaprendizagem. Conclui-se que relações interpessoais saudáveis não somente favorecem o desenvolvimento escolar como uma boa convivência em sala de aula, sendo indispensáveis para alcançar o objetivo proposto, ou seja, o desenvolvimento do aluno e a melhora qualitativa no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da investigação também revelaram que as relações interpessoais estão intimamente ligadas ao desempenho acadêmico dos estudantes do ensino médio noturno. Refletindo sobre os resultados da pesquisa, sugere-se que sejam realizados momentos de estudos com a equipe pedagógica e os professores apontando reflexões e ações sobre a prática metodológica e pedagógica que aprofundem conhecimentos frente as relações interpessoais com o objetivo de aprimorar e desenvolver as habilidades sociais. O estudo aponta para a necessidade de se considerar as relações interpessoais educativas estabelecidas na escola que é espaço privilegiado de oportunidades e de limites onde as mesmas se efetivam e promovem a reflexão no aprimoramento dessas competências sociais dos alunos, professores e demais segmentos da escola. | - |
Formato: dc.format | 16 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Título: dc.title | As relações interpessoais e o desempenho acadêmico dos alunos do ensino médio noturno | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: