Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Raquel Rangel de Meireles | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Caroline Oliveira de, 1991- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:46:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:46:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/54335 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54335 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Raquel Rangel de Meireles Guimarães | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Ao longo dos últimos anos, as desigualdades educacionais de gênero têm sido objeto de estudo para diversos autores e para diversos organismos internacionais. Uma dimensão importante para o desenvolvimento econômico é como esses diferenciais educacionais estão correlacionados com as desigualdades no mercado de trabalho. O objetivo dessa monografia é analisar a literatura sobre as desigualdades educacionais de gênero sobre os aspectos da quantidade e qualidade e o impacto desses, nos dias atuais, para o mercado de trabalho. Em síntese, a literatura aponta que os meninos são mais propensos a terem atitudes indisciplinadas na escola e a abandonarem a escola mais cedo e que as meninas, apesar de terem bom desempenho escolar geral, apresentam baixa representação em certos campos de estudo. Além isso, a literatura também revela que as desigualdades educacionais têm impacto nos indicadores de emprego, nas ocupações exercidas por homens e mulheres e nos níveis de remuneração, ainda que não sejam as únicas causas. Conclui-se, portanto, que existe a necessidade de implementação de políticas educacionais e políticas com foco no mercado de trabalho que assegurem a igualdade de oportunidades para homens e mulheres, levando ao crescimento econômico e proporcionando bem-estar para os indivíduos. | - |
Formato: dc.format | 36 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos econômicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Título: dc.title | A desigualdade educacional de gênero e seus impactos sobre o mercado de trabalho : uma apreciação da literatura | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: