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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Porsse, Alexandre Alves, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Trevisan, Bruna, 1992- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:06:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:06:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/54252 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54252 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Alexandre Alves Porsse | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A formação da malha viária está vinculada com a ocupação do território paranaense, teve início a partir do momento em que se pensou de que maneira iria ocorrer a circulação e o escoamento das riquezas produzidas no estado. Com o passar do tempo se fez necessária a manutenção das estradas assim o governo passa a concessão das rodovias a iniciativa privada, com o intuito de melhorar e conservar os trechos e criar o anel de integração, ligando os principais polos industriais às vias de escoamento. Já os municípios localizados distantes do anel e das cidades polos não foram beneficiados pelo crescimento. Assim este estudo busca avaliar a relação entre a infraestrutura rodoviária e a pobreza municípios, considerando a proximidade deste com o anel de integração. Utilizaram-se os modelos econométricos como dados em painel, e o método diferença em diferença com variáveis dummies, para verificar as mudanças ocorridas antes e depois da implantação do anel de integração. Os principais resultados obtidos a partir das regressões mostraram que com a implantação do anel ocorreu desenvolvimento das cidades polos, estas por sua vez, concentram grande parte de população que não necessariamente conseguem melhorar sua renda, tornando–se vulneráveis a pobreza. Outro resultado é que alguns municípios ficaram isolados pelo anel e não conseguiram se desenvolver ficando cada vez mais pobres e com menor população. | - |
Formato: dc.format | 43 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rodovias - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte rodoviario de carga - Paraná | - |
Título: dc.title | Relação entre pobreza e infraestrutura de transportes nos municípios paranaenses | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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