Relação entre pobreza e infraestrutura de transportes nos municípios paranaenses

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Autor(es): dc.contributorPorsse, Alexandre Alves, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorTrevisan, Bruna, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:06:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:06:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/54252-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54252-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Alexandre Alves Porsse-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A formação da malha viária está vinculada com a ocupação do território paranaense, teve início a partir do momento em que se pensou de que maneira iria ocorrer a circulação e o escoamento das riquezas produzidas no estado. Com o passar do tempo se fez necessária a manutenção das estradas assim o governo passa a concessão das rodovias a iniciativa privada, com o intuito de melhorar e conservar os trechos e criar o anel de integração, ligando os principais polos industriais às vias de escoamento. Já os municípios localizados distantes do anel e das cidades polos não foram beneficiados pelo crescimento. Assim este estudo busca avaliar a relação entre a infraestrutura rodoviária e a pobreza municípios, considerando a proximidade deste com o anel de integração. Utilizaram-se os modelos econométricos como dados em painel, e o método diferença em diferença com variáveis dummies, para verificar as mudanças ocorridas antes e depois da implantação do anel de integração. Os principais resultados obtidos a partir das regressões mostraram que com a implantação do anel ocorreu desenvolvimento das cidades polos, estas por sua vez, concentram grande parte de população que não necessariamente conseguem melhorar sua renda, tornando–se vulneráveis a pobreza. Outro resultado é que alguns municípios ficaram isolados pelo anel e não conseguiram se desenvolver ficando cada vez mais pobres e com menor população.-
Formato: dc.format43 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectRodovias - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte rodoviario de carga - Paraná-
Título: dc.titleRelação entre pobreza e infraestrutura de transportes nos municípios paranaenses-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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