Case empresarial : implementação de um centro de serviços compartilhados para setor de tecnologia da informação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCunha, Cleverson Renan da, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Autor(es): dc.creatorEspíndola, Ariane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:26:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:26:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/54219-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/54219-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Cleverson Renan da Cunha-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo científico aborda a implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) de uma empresa multinacional, líder mundial na produção de compressores herméticos para refrigeração. A empresa, com sede no Brasil, está presente em três continentes e possui unidades nos Estados Unidos, Rússia, México, China, Itália e Eslováquia. A ideia da criação do CSC se deu em razão da necessidade de agregar valor ao negócio a partir da padronização e otimização dos processos chamados de apoio por meio do compartilhamento de atividades, trazendo melhora no tempo de resposta tanto para os clientes internos como externos. Além disso, experiências na implantação do CSC tem revelado redução de custos, pois atividades administrativas pulverizadas em cada unidade do negócio mostram-se mais custosas para a empresa. A situação problema, diante do contexto exposto, é: qual o diagnóstico da situação atual após a implantação de 100% do CSC para a área de Tecnologia da Informação na empresa estudada e quais as melhorias necessárias? O objetivo de pesquisa foi demonstrar o processo de implantação de um CSC na empresa estudada e descrever quais os pontos que ainda precisam de melhorias. O CSC foi implantado na unidade da Eslováquia, país da Europa Central, isto em razão da localização estratégica dessa unidade que fica entre a sede da empresa no Brasil e sua segunda e mais importante unidade localizada na China. A metodologia utilizada é o Estudo de Caso, com análise qualitativa.-
Formato: dc.format13 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectServiços-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas-
Título: dc.titleCase empresarial : implementação de um centro de serviços compartilhados para setor de tecnologia da informação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.